AraçatubaCidades

Frente Parlamentar busca aproximar investidores internacionais dos municípios do interior

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Acompanhando modelo de parceria adotado pelo governador João Doria (PSDB), de atrair investidores internacionais para o Estado, a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico Regional, criada neste ano na Assembleia Legislativa de São Paulo, trabalha para que os olhares estrangeiros se direcionem para o interior também. A informação é do deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), que coordena esse grupo no legislativo paulista.
Ontem, o petista esteve em Araçatuba para coordenar a audiência pública regional do orçamento estadual de 2020. O objetivo era debater as prioridades do município e das 42 cidades vizinhas. Em entrevista ao jornal O LIBERAL REGIONAL, o político defendeu que as prefeituras se unam em consórcios para dialogar com o governo estadual, buscando, assim, alternativas de crescimento. “Por causa da crise, quem mais sofre são os municípios, pois veem a queda de repasses federal e estadual. Por isso, fizemos a Frente”, declarou.
Coordenador da Frente, Fiorilo informou que, recentemente, o colegiado se reuniu com o consulado e empresários italianos para debater a possível instalação de empresas daquele país em diferentes regiões do Estado. No próximo dia 8, ressaltou, haverá reunião semelhante com um grupo de chineses, tendo esse mesmo assunto na pauta, ou seja, a atração de investidores. “A China hoje é o país que mais cresce e tem perspectiva de relação com o Brasil”, declarou o deputado do Partido dos Trabalhadores.
Apesar de seu partido ser oposição à atual gestão do Palácio dos Bandeirantes, ele destacou a criação de onze polos de desenvolvimento anunciada por Doria neste ano para fomentar a indústria como um exemplo dessa preocupação em atrair mais investimentos privados. Dois desses polos envolvem diretamente a região de Araçatuba – o de bioenergia e o de couro e calçados, este por causa da produção calçadista em Birigui. “Parece, então, que essa preocupação está na pauta do governo. O que temos feito é dialogar com os municípios”, afirmou o representante do Legislativo, que é membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da assembleia. Nessa sexta-feira, além de Araçatuba, ele ainda esteve em Birigui para conversas referentes ao polo de desenvolvimento.
ENTROSAMENTO
As ações da Frente, até o momento, revelam o entrosamento do grupo com a gestão de João Doria. O lançamento da frente parlamentar, em abril, contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Depois, os deputados dela integrantes participaram de ação com o setor privado para a troca de sete milhões de relógios medidores de energia na Região Metropolitana de São Paulo.
Posteriormente, houve reunião de prefeitos com a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen e o representante do consulado da Itália. Ao fim das audiências, a Frente deverá apresentar as demandas das diferentes regiões paulistas a Patrícia. Depois de Araçatuba, a próxima audiência será em Ribeirão Preto.

PROPOSTAS
No encontro realizado ontem em Araçatuba, os participantes puderam indicar diretamente aos deputados que integram a comissão parlamentar melhorias para setores da saúde, educação, habitação, infraestrutura e outros considerados essenciais a fim de receberem investimentos do Estado.
As sugestões apresentadas nas audiências públicas são coletadas pela comissão de finanças, que poderão se tornar emendas parlamentares e, se aprovadas pelo plenário da Assembleia Legislativa, terão contribuído para melhor distribuir os recursos do orçamento paulista e melhorar a qualidade de vida.
Caso o cidadão não possa participar da audiência, poderá enviar a sugestão on-line, por meio do portal www.al.sp.gov.br, em espaço que estará aberto até o dia 23 de outubro.

 

Comment here