AraçatubaCidades

Várias atrações agitam o encerramento do Felita no sábado

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Neste sábado, dia 28, a partir das 16h, a Praça Getúlio Vargas vai ser palco de uma série de atrações no encerramento do 2º Felita – Festival Literário de Araçatuba, que neste ano presta homenagem à poeta e contista goiana Cora Coralina. O público vai poder participar de uma oficina de confecção de bonecos de pano, apreciar espetáculos de circo e de teatro e, no fim da tarde, ainda assistir ao divertido show da Banda Estralo.
Às 16h, Simone Simões traz à praça o projeto “Costurar, criar e curar”, que tem como meta a valorização do artesanato e da costura criativa de bonecos e afins. Além de proporcionar uma alternativa de renda extra com a comercialização das peças, os participantes podem vivenciar momentos de relaxamento criativo, que sempre melhoram a qualidade de vida.
Também às 16h será apresentado o espetáculo de circo “Playaços”. Com duração de 50 minutos, o espetáculo é realizado numa lona estendida pelo chão. A plateia se acomoda ao redor da lona, em formato de arena. Tudo tem início com a tentativa frustrada de um show musical que deveria ser feito pelo palhaço Branco, mas é interrompido pelas trapalhadas do Augusto. A partir de então, começa o jogo, permeando malabarismo, equilibrismo, mágica e palhaçaria. A última cena é feita, inclusive, com a participação de pessoas da plateia.
Às 17h, será a vez do espetáculo de teatro “Tô fraco, Tô fraco, Sr. Escorpião”. Na peça, a galinha Cota se mostra preocupada porque há muitos escorpiões na cidade e ela tem que chocar os seus ovos. Então chama sua amiga Capota e, essa, chama sua prima Picota. Capota e Picota são duas galinhas-d’angola, uma vive na cidade, que está infestada de escorpiões, e a outra mora no campo. Capota convida a prima para vir à cidade, pois não está dando conta de comer tanto escorpião. Sendo Picota vegetariana, vai pedir ajuda da criançada para deixar a casa limpa e o quintal livre de entulhos. O cenário é um galinheiro e elas cantam, dançam e ensinam as crianças como se prevenir e evitar a infestação do escorpião.
Às 18h, quem anima a criançada é a Banda Estralo, que tem uma proposta musical, cênica e poética direcionada ao público infantil, com o objetivo de colaborar com a formação musical das crianças de forma divertida. Em Araçatuba, o grupo apresenta o show “Estórias de Cantar” com um repertório voltado à música popular brasileira, que pode ser apreciado por toda a família.
Durante sua trajetória, a Banda Estralo tem circulado por diversos espaços culturais e educativos, com mais de 500 shows. Em 2016, o CD “Estórias de Cantar”, primeiro lançado pela banda, foi indicado como melhor álbum infantil no 27º Prêmio da Música Brasileira.

Felita
O Felita é uma realização da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio de vários parceiros, para estimular o hábito da leitura, aproximar os leitores dos escritores e proporcionar trocas de experiências entre profissionais da área, educadores e o público leitor.

 

Comment here