AraçatubaCidades

“Science Days” e “Feira das Profissões” atraem público de todas as idades

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Milhares de pessoas de todas as idades visitaram o Unisalesiano nesta terça-feira (24) e conferiram de perto as atrações da “Science Days” e da “Feira de Profissões”.
São inúmeros os produtos tecnológicos que estão sendo expostos por empresas parceiras do evento, pelas agências espaciais, como a NASA, além das atividades promovidas pelos cursos do Unisalesiano, no Centro de Convivência.
A Escola Estadual “Antônio Kassawara Katutok”, de Gabriel Monteiro, trouxe alunos medalhistas da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas) e também alunos com necessidades especiais, dentre eles, autistas, de altas habilidades e deficientes auditivos.
“Viemos na expectativa de mostrar para eles, na prática, o que aprendem em sala de aula. Estão encantados com o evento”, disse a coordenadora pedagógica da escola, Giovana Loli.
Quem também se encantou com a tecnologia e com a exposição especial em comemoração aos 50 anos da Missão Apollo (responsável por levar os primeiros seres humanos à Lua), foi o aluno Pedro Henrique Tardivo Rodrigues, de 12 anos. Ele participou da feira acompanhado da mãe, Talita Tardivo Rodrigues. “Meu filho é apaixonado por astrofísica e dá uma aula sobre o buraco negro. Ficou doido com a exposição da Missão Apollo”, contou Talita.
Pedro Henrique disse que tem o sonho de ser um astrônomo, astrofísico ou até mesmo um fotógrafo ligado à área. “Gosto muito de tudo isso”, contou.
Avó de três crianças, de seis, sete e dez anos, Marilda de Fátima de Castro Assumpção Koyama contou ter tido interesse em acompanhá-los no evento. “Todos gostam dessa área e eu vim de curiosa. Estou adorando porque no meu tempo de estudo não tinha nada disso”, afirmou Marilda, que visitou praticamente todos os estandes e tirou dúvidas sobre os produtos tecnológicos.
A “Science Days”, uma das maiores feiras de ciência e tecnologia da América Latina, acontece no Unisalesiano até esta , quarta-feira (25).


A5 abertura.JPG
Abertura de eventos reúne especialistas de várias áreas
A solenidade de abertura da “Science Days” e da Semana de Engenharia, Tecnologia, Química e Arquitetura foi na segunda-feira (23) à noite, na capela do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”. O ambiente ficou lotado de acadêmicos, professores, coordenadores, autoridades de Araçatuba e região, e teve ainda a presença do engenheiro da Nasa, Gabe Gabrielle.
A saudação oficial foi feita pelo Reitor do Unisalesiano padre Luigi Favero, que agradeceu todos os presentes e destacou o sucesso dos EUA na conquista do espaço. “Os EUA fazem tudo bonito e funciona. E agora, parece que vão voltar a conquistar o espaço”, disse. O reitor afirmou que todos querem voar porque voar quer dizer liberdade, quer dizer conquista. “E nós temos a sorte, a possibilidade, nesses dois dias de ‘Science Days’, de voar”, completou.
Em seguida, o engenheiro Fernando Godoy ministrou a palestra “Inovações Disruptivas na Prática”. Diretor da Flex Interativa, empresa com DNA de inovação, Godoy falou sobre o profissional do futuro e ressaltou que a inovação é o acelerador do desenvolvimento.
Godoy citou alguns exemplos de inovações disruptivas que estão impactando praticamente todos os setores da economia mundial, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data, Blockchain, Impressão 3D e a Realidade Aumentada e Virtual. No final de sua palestra, aconselhou os presentes a seguirem o mantra: sonho grande, mente aberta e atitude empreendedora.
Por fim, a Bicampeã Brasileira de Cálculo Mental, Campeã Brasileira de Soroban e Coordenadora do Método Super Cérebro em São José dos Pinhais (PR), Sabrina Kanashiro, fez uma demonstração de como utilizar o soroban. Trata-se de um instrumento de origem chinesa, adaptado pelos japoneses e que possibilita fazer adição, subtração, multiplicação, divisão e até extração de raiz quadrada. A apresentação foi bastante aplaudida pelos participantes.

 

Comment here