Compartilhe esta notícia!

VITOR MORETTI – ARAÇATUBA

Você já deve ter percebido a mudança no tempo em sua cidade. Pois é, nesta quarta-feira (25), a probabilidade de chover na região de Araçatuba é bem grande, acima de 80%. Após um inverno seco e de muito calor, principalmente em seus últimos dias, a chuva de hoje deverá amenizar a temperatura. Amanhã, a previsão ainda é de chuva em alguns locais.
De acordo com o climatologista Vagner Camarini, uma frente fria vinda do sul do país começou a chegar a nossa região ontem. Ela é chamada de frente fria pré-frontal, ou seja, primeiro atinge a região com uma sensação de calor. “Primeiro, nós sentimentos aquela sensação abafada. Depois, vem a chuva e a queda na temperatura”, informou à reportagem.
Pancadas de chuva são esperadas na região de Araçatuba durante todo o dia. Em alguns locais com maior intensidade, e em outros, nem tanto. Apesar disso, o climatologista prevê aproximadamente 30 milímetros de água. “Não vai ser uma chuva forte, mas em comparação com os últimos dias já vai dar uma boa aliviada”.
Não existe previsão de chuva acompanhada de granizo e as rajadas de vento podem chegar até a 45 quilômetros por hora. A probabilidade de chuva nesta quarta é de 80% e amanhã, de 60%. A temperatura mínima deverá ficar na casa dos 18°C e a máxima, de 28°C. “Apesar de ser uma frente fria, não teremos frio por aqui e, sim, somente aquela ‘refrescada'”, complementou.

CHUVAS
Ainda segundo Camarini, depois de um longo período de estiagem, as chuvas vão começar a se normalizar na primavera. Nesse começo de estação, as precipitações ainda serão bem pequenas, em comparação com anos anteriores. Já no final da primavera, a expectativa é que as chuvas aumentem até se regularizarem.
Alguns municípios já sofrem com a falta de chuva. São José do Rio Preto, por exemplo, é um deles. O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) informou que a cidade poderá enfrentar racionamento em alguns bairros se a chuva não chegar em até dez dias. A situação do reservatório ontem era crítica. O nível de água da represa estava 53 centímetros abaixo do normal.

ALERTA
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, ontem, um alerta para risco de chuvas intensas para os próximos dias. Araçatuba aparece entre as cidades com risco de chuva entre 80 e 110 milímetros de hoje até domingo. A mesma quantidade é esperada para a Baixada Santista, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Barretos, Franca e o Litoral Norte.


Compartilhe esta notícia!