AraçatubaCidades

Uecar promove encontro sobre importância do voluntariado

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA
A Uecar (União das Entidades de Classe de Araçatuba e Região), realiza na quinta-feira, 26 de setembro, às 20h, no Vívere Eventi, um encontro para sensibilizar a população sobre a importância do voluntariado. A entrada é gratuita.
O grupo atua há cerca de um mês com uma frente de trabalho na Escola Estadual Professora Maria Apparecida Balthazar Poço, no Jardim Monte Carlo, com o objetivo de transformar a instituição em um modelo para Araçatuba.
Para isso, os 16 voluntários, de várias profissões, se uniram para atender os alunos da escola, principalmente nas questões comportamentais e emocionais. “Cada um deles está doando apenas o seu tempo. Nós temos 50 minutos por cada classe, uma vez por semana, sendo 11 salas durante a manhã e duas à tarde”, destaca o voluntário Guilherme Penteado Coelho Filho.
Segundo ele, a ideia é que daqui a algum tempo o grupo consiga recursos para mudar também a infraestrutura da escola. Atualmente o grupo conta com apoio de três psicólogas, também voluntárias, que participam das ações na escola. Uma psiquiatra também se dispôs a colaborar alunos que precisam de algum tipo de encaminhamento.
“É preciso ter uma ação holística, não só com os alunos, mas também com a família, professores, direção, que tem nos dado total apoio nesse projeto e ainda com a comunidade, ou seja, os moradores do bairro”, completa Coelho Filho.
Sobre o projeto, a Diretoria de Ensino – Região Araçatuba está com boas expectativas, uma vez que parcerias público-privadas são sempre bem-vindas e muito incentivadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Quando família, Estado e sociedade se unem para a melhoria da educação pública, visando a evolução do aprendizado dos alunos, o processo ocorre de forma mais assertiva.

OBSERVATÓRIO SOCIAL
A partir da Uecar, foi criada a unidade de Araçatuba do Observatório Social do Brasil, instituição que atua em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos, recebendo apoio de algumas das principais entidades de classe de Araçatuba.
A instituição usa uma metodologia de monitoramento das compras públicas, que vai desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, fazendo o controle social dos gastos do município.

Comment here