AraçatubaCidades

Araçatuba realiza festival literário para aproximar leitores de escritores

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Pelo segundo ano consecutivo, Araçatuba realizará o Felita (Festival Literário de Araçatuba). Durante uma semana, entre a próxima segunda-feira (23) e o dia 28 de setembro, a cidade será palco de inúmeras ações voltadas ao estímulo do hábito da leitura e à aproximação dos leitores e com os escritores.
De acordo com as secretarias municipais de Cultura e Educação, organizadoras do evento, dentre as atrações, estão contações de histórias a alunos nas escolas municipais, bate-papos com escritores, apresentações teatrais feitas por estudantes e circenses durante o dia. À noite, estão programadas atividades com declamação de poemas pelos alunos de escolas da rede municipal, exibição de filmes, oficinas e workshops.
HOMENAGEM
Neste ano, a homenageada do Felita é a poetisa e contista Cora Coralina, considerada uma das escritoras mais importantes da história do Brasil.
No saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, está sendo montada uma exposição com objetos relacionados à artista, que morreu em 1985.
Na solenidade de abertura do evento, na segunda-feira, das 18h às 20h, a escritora Cidinha Barakatt, membro da Academia Araçatubense de Letras, fará uma explanação em homenagem a Cora. Em seguida, ocorrerá a apresentação do espetáculo “Fonte D’Água Coralina”, da Fábrica da Arte.
ACADEMIA
Uma das principais apoiadoras do festival é a Academia Araçatubense de Letras. Mantendo uma tradição desde quando havia a extinta Jornada de Literatura, escritores membros da instituição farão visitas às escolas.
A ação faz parte do “Felita vai à escola”. Nesse caso, os autores visitarão unidades de ensino para bate-papo sobre suas obras e contação histórias.
Outra ação realizada pela academia no período será sua Feira do Livro, na qual seus autores irão fazer sessões de autógrafos de suas obras na própria instituição, também de segunda à sexta-feira, das 19h às 21h.
DESTAQUES

Entre os outros destaques do festival, estão o espetáculo “Poesias que encantam”, com alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Euza Neuza, e a palestra com o escritor Anderson Novelo, tudo na terça-feira. No mesmo dia, das 19h30 às 21h30, no Teatro paulo Alcides Jorge, será exibido o filme “Cromossomo 21”.
No dia seguinte, das 18h às 20h, será apresentado o bate-papo “Uma noite em prosa” com os escritores Heitor
Gomes e Hélio Consolaro, sob mediação de Éder Parladore. No mesmo horário, na Biblioteca Municipal, acontecerá a “Oficina de Criação Literária: “Inventando e escrevendo a realidade”, com Eda Nagayama. O curso continua no dia seguinte no mesmo horário e local. Já na sexta-feira, das 18h às 20h, no ginásio municipal de esportes, será realizada palestra com o escritor César Obeid, voltada ao público adulto.
O festival termina no sábado, com o show musical “Banda Estralo em Estórias de Cantar”, na praça Getúlio Vargas.

 

Comment here