AraçatubaCidades

Araçatuba está entre as cem cidades mais inteligentes do Brasil

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Araçatuba está entre as cem cidades mais inteligentes do Brasil. A informação, presente no Ranking Connected Smart Cities, foi divulgada esta semana pela revista “Exame”. Elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator.
O município aparece na 97ª posição, com nota 30,309 – a pontuação máxima neste ano é de 69,5. Foi a primeira vez que Araçatuba apareceu na lista das melhores. Campinas, a primeira colocada, obteve nota 38,977.
O estudo levou em consideração 70 indicadores, que têm relação com mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. Na edição de 2019, o estudo incorporou ainda seis indicadores novos: o uso de veículos de baixa emissão de poluente, percentual da força de trabalho ocupada em setores de tecnologia e comunicação e nos ramos da educação e pesquisa, número de computadores e laptops em escolas públicas, percentual de resíduos plásticos recuperados e percentual da população que vive em regiões de baixa e média intensidade.
Outro ponto positivo que a pesquisa trouxe é o fato que, além de Araçatuba, outra cidade da região aparece na entre as cem melhores. Lins obteve nota 31,917 e obteve a 47ª colocação. Dos cem municípios mais inteligentes e conectados deste ano, 67 estão no Sudeste, sendo 47 deles no Estado de São Paulo.
O ranking considera um mapeamento das cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes. Há também avaliação de cidades com população entre 50 mil e cem mil habitantes, até 500 mil moradores e acima desse montante.
Em entrevista à “Exame”, a idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria, afirma que a proposta do ranking “não é criar competição entre as cidades, mas possibilitar que as boas iniciativas sejam compartilhadas”. O órgão avalia que uma cidade inteligente deve buscar equilíbrio em todos os eixos e que, com menos problemas relacionados à educação, a segurança tende a melhorar.
ENSINO
Para a secretária municipal de Educação, Silvana de Souza e Sousa, no que diz respeito ao ensino, o resultado da pesquisa mostra o quanto ações colocadas em prática pela atual administração têm surtido efeito. Ela destaca trabalhos voltados à formação de professores.
“Com os docentes bem qualificados, a expectativa é de que esse crescimento chegue aos alunos. Também temos feito monitoramentos, justamente observar as demandas e atingir os resultados”, explicou.
Ela também destacou o envolvimento de profissionais da educação na aplicação de recursos do setor. E ainda: a renovação de todos os laboratórios de informática nas escolas de ensino fundamental 1. Nessas mesmas instituições de ensino, foram colocadas lousas digitais, garantindo, assim, tecnologia e qualidade.

 

Para secretário, indicador ajuda a atrair investimentos

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Astolphi Mazzei, estar em rankings como o das cidades inteligentes é muito importante para a atração de grandes investimentos. “Certamente, quando um investidor, procura uma cidade, leva em conta a questão da cidade conectada e inteligente”, avalia.
Ele disse que o resultado divulgado esta semana vem se somar a outros que valorizam o potencial da cidade. Mazzei deu como exemplo outra pesquisa, que classificou Araçatuba entre as 90 melhores para se investir no Brasil.
Outro ponto destacado pelo secretário de Desenvolvimento é o empreendedorismo, item também considerado na pesquisa. “Temos visto diversos pequenos negócios surgindo, o que valoriza a capacidade empreendedora local”, pontuou. Fatores como esse, somados à boa qualidade de vida, são capazes de atrair investimentos, avalia ele.

a3 cidade1.jpgEDUCAÇÃO – Renovação dos laboratórios de informática nas escolas foi ponto destacado

Comment here