AraçatubaCidades

Programa Viagem Literária promove a Literatura Fantástica nas bibliotecas em setembro

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A literatura fantástica e os principais autores desse gênero literário, no Brasil, têm encontro marcado, em setembro, com o público de 76 bibliotecas de cidades paulistas. A iniciativa faz parte do programa Viagem Literária, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e realizado pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.
Entre os dias 16 e 18 de setembro, o escritor André Vianco, criador de uma elogiada obra que inclui títulos de terror, suspense, sobrenatural e fantasia, percorre cidades das Regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto. Na mesma semana, Flávia Muniz, autora com mais de 70 livros publicados, participará de conversas em bibliotecas da Região de Bauru. Já Renata Ventura, cujos livros abordam temas importantes da realidade brasileira e da natureza humana em um ambiente fantástico, compartilhará suas experiências com o público da Região de Campinas.
Na capital, estão previstas duas apresentações: a escritora Flávia Muniz participa de bate-papo na Biblioteca de São Paulo, no dia 11. E o autor André Vianco conversa com o público da Biblioteca Parque Villa-Lobos, no dia 25.
Ao todo, 15 escritores participam do módulo de Literatura Fantástica. Em clima de conversa descontraída, falam de temáticas e enredos extraordinários e favorecem a aproximação dos cidadãos da leitura. A ação também promove a reciclagem do acervo, com a aquisição de obras dos escritores convidados, o que torna as bibliotecas culturalmente mais atraentes para suas comunidades.
Em sua 12ª edição, o programa busca estimular o prazer pela literatura e ampliar a frequência nas bibliotecas, além de disseminar o conhecimento. Em maio deste ano, o Viagem Literária itinerou pelo interior do estado com o módulo de Contação de Histórias. Agora, pela primeira vez, oferece ao público a oportunidade de um contato pessoal com os principais escritores desse gênero literário no Brasil.
Este é um momento especial para trocar ideias, impressões e ampliar o interesse. Os livros dos autores escolhidos estão entre os mais vendidos e os mais emprestados nas bibliotecas brasileiras.
O Viagem Literária foi lançado em 2008 e, desde então, já passou por 217 municípios paulistas levando escritores, contadores, fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 330 mil cidadãos que vivem no Estado de São Paulo.

OS PARTICIPANTES

André Vianco
16 de setembro (segunda-feira)
Penápolis (SP) – 9h- Biblioteca Prof. Fausto Ribeiro de Barros
Ubarana (SP) – 15h – Biblioteca Emiliana Vilerá
17 de setembro (terça-feira)
Birigui (SP) – 9h – Biblioteca Dr. Nilo Peçanha
Araçatuba (SP) – 15h – Biblioteca Rubens do Amaral
18 de setembro (quarta-feira)
Itapura (SP) – 9h – Biblioteca de Itapura
25 de setembro (quarta-feira)
São Paulo (SP) – 10h – Biblioteca Parque Villa-Lobos

Flávia Muniz
16 de setembro (segunda-feira)
Lins (SP) – 9h – Biblioteca Nicolau Zarvos
Cafelândia (SP) – 15h – Biblioteca de Cafelândia
17 de setembro (terça-feira)
Lençóis Paulista (SP) – 9h – Biblioteca Orígenes Lessa
Macatuba (SP) – 15h – Biblioteca Carlos Drummond de Andrade
18 de setembro (quarta-feira)
Jaú (SP) – 9h – Biblioteca Rubens do Amaral

Renata Ventura
16 de setembro (segunda-feira)
Jundiaí (SP) – 9h – Biblioteca Prof. Nelson Foot
Várzea Paulista (SP) – 15h – Biblioteca Profª Zulmar Zuleika Turcato Maraccini
17 de setembro (terça-feira)
Itatiba (SP) – 9h – Biblioteca Francisco da Silveira Leme (Chico Leme)
Pinhalzinho (SP) – 15h – Biblioteca João Teixeira Gonçalves
18 de setembro (quarta-feira)
Mogi Mirim (SP) – 9h – Biblioteca de Mogi Mirim

Comment here