AraçatubaCidades

Garota de 9 anos é picada por escorpião em escola

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA
Uma menina de 9 anos, que estuda na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professora Carmélia Mello Fonseca, na Rua Guatemala, em Araçatuba, foi picada por um escorpião dentro do estabelecimento de ensino, nesta quinta-feira (12). Ela deu entrada na Unidade de Urgência e Emergência da Santa Casa com ferimento no antebraço esquerdo. De acordo com a paciente, o escorpião estava na alça da mochila escolar. A menina recebeu soro antiescorpiônico e ficou em observação durante o dia.
No início da noite, por meio de nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que a menina já estava na residência. “A Secretaria Municipal de Educação comunica que a menina de 9 anos picada por um escorpião nesta quinta-feira, na EMEB Professora Carmélia Mello Fonseca, já foi liberada pelos médicos, está em casa e passa bem”, diz a nota.
Segundo a Secretaria da Educação, logo após constatar o acidente com o escorpião, a coordenadora da escola prestou socorro e acionou o Samu, que fez os primeiros socorros. A criança foi levada para Santa Casa de Araçatuba e passa bem. De acordo com a secretaria, a direção da escola acompanhou o quadro da criança juntamente com os pais.
“A diretoria da EMEB destaca que toma todas as medidas de segurança contra escorpião. A escola passa por limpeza todos os dias, todos os ralos têm tampas; as mochilas ficam em local suspenso justamente para evitar esse tipo de problema. Na escola não tem entulhos”, diz a nota.
A Secretaria de Comunicação informou que outras ações serão mantidas pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Zoonoses, que é informar sobre o combate de escorpiões nas escolas e mobilizar os vizinhos a efetuar a limpeza e cuidados com seus quintais.
CASOS
Até o dia 6 de setembro, a Vigilância havia registrado 628 acidentes com escorpiões em Araçatuba este ano.

 

Comment here