AraçatubaCidades

Lançado o projeto do Parque Tecnológico de Araçatuba

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Em continuidade às ações para implantação do Parque Tecnológico de Araçatuba, foi lançado, nesta terça-feira (10), uma proposta de projeto arquitetônico para sua construção.
A apresentação aconteceu na sala da Incubadora de Base Tecnológica – Startup, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) de Araçatuba, e reuniu representantes de empresas, investidores e universidades, bem como do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O projeto, desenvolvido como contribuição dos alunos do 8º e 10º semestres do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do Unitoledo, foi planejado para abrigar empresas de base tecnológica de vários segmentos, como de programação, games, energia fotovoltaica, engenharia de drones, hardware – computadores e aparelhos eletrônicos, além de laboratórios de pesquisas tecnológicas e de inovação.
De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unitoledo, Ana Paula Sader, o estudo para a construção do projeto se baseou nos princípios de inovação, comunicação, relacionamento, co-working, flexibilidade, baixo custo de implantação e de manutenção.
O projeto abriga recepção, 32 vagas de estacionamento para carros, seis salas para reunião, auditório com capacidade para 252 pessoas, sala de co-working com 104 lugares, banheiros, área para eventos e exposições, 39 salas modulares de 25 m2, área de descanso com jogos e espaço para troca de ideias, lanchonete, laboratórios e setor administrativo.

PARQUE TECNOLÓGICO
A Prefeitura de Araçatuba tem a intenção de implantar o Parque Tecnológico nas instalações do antigo Núcleo de Produção de Sementes de Araçatuba (Sementeira), localizado na rua Regente Feijó, nº 10, bairro São Joaquim, que tem área de 6.563 m². Para tanto, a empresa Geo Brasilis Consultoria, Planejamento, Meio Ambiente e Geoprocessamento LTDA foi contratada para desenvolver estudos de viabilidade econômica e financeira, elaboração de plano de negócios e do plano de comunicação e marketing para o Parque Tecnológico de Araçatuba.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) e de Turismo (SMT), Marcelo Astolphi Mazzei, ressalta que Araçatuba avança na área de ciência e tecnologia. “Hoje é um dia histórico para nós, da administração municipal, junto aos empresários e instituições que são responsáveis por alavancar o nome de Araçatuba para todo o país e todo o mundo. O engajamento das empresas nessa fase inicial de criação do Parque Tecnológico é fundamental para que haja, além do entendimento das necessidades de cada instituição, a troca de experiências e desenvolvimento de novas ideias e soluções”.
Segundo a gerente de projetos da Geo Brasilis, Juceline Durigam, a previsão é de que na segunda quinzena de outubro aconteça a validação do projeto arquitetônico.

 

Comment here