AraçatubaCidades

Milhares de pessoas vão à praça para comemorar o Dia da Independência

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

O sol brilhou na manhã deste sábado, dando mais brilho ao desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência. Pessoas de diferentes faixas etárias expressam orgulho ao vestir roupas verde e amarela, bonés ou mesmo segurando uma bandeirinha. De alguma forma queriam demonstrar civismo. No desfile, dezenas de instituições de diferentes origens também demonstraram amor à pátria. O sentimento patriótico voltou a predominar. Estima-se que quase três mil pessoas desfilaram e mais de cinco mil acompanharam o desfile.
Para abrir o ato cívico em Araçatuba, foram hasteadas as bandeiras com a presença do prefeito Dilador Borges, da vice-prefeita Edna Flor, presidente da Câmara, Tieza Marques, do tenente-coronel Manoel Guimarães e de instituições militares, como Tiro de Guerra e Polícia Militar.

A1 Desfile 7 de setembro Independência 2019 (11).JPG
Antes do desfile, a administração fez a entrega dos prêmios aos alunos vencedores do concurso de redação. Lorena Rissão da Silva, da escola Leonísia de Castro, com trabalho “Patriotismo”, ficou em primeiro lugar e ganhou um notebook. Em segundo lugar ficou Breno Faria Cortez, da escola Leda Aparecida Lima Martins que ganhou um celular e em terceiro lugar, Nicolly Oliveira Freitas dos Santos, da escola Cristiano Olsen, que ganhou um tablet.
Com as unidades militares perfiladas, autoridades presentes fizeram a saudação à população. A primeira a falar foi a presidente da Câmara, Tieza Marques, que destacou a participação da população, em gesto de patriotismo. Depois falou a vice-prefeita Edna Flor. “Nós, que aqui estamos, fomos privilegiados há pouco com a leitura de algumas redações. Nestas redações ficou detalhado que assim como numa colcha de retalhos, precisa e cada pedacinho para que cumpra o seu papel, eu quero dizer, Dilador, que uma nação só será forte, só será soberana, só será verdadeira e só será cumpridora das determinações da nossa Constituição Federal, se nos municípios houver agentes políticos como vossa excelência, disposto a cumprir cada desafio, para que cada direito garantido pela Constituição possa ser experimentado, vivido, por cada criança, teremos a esperança de que a independência possa ser dita não apenas de forma solene, mas que a independência do Brasil se consolide por homens e mulheres que defendam a vida, defendam a justiça e que defendam a paz”, disse Edna Flor.
“É motivo de alegria estarmos aqui hoje participando deste momento e volto há 60 anos, quando o civismo aflorava mais. Tenho este sentimento de que o brasileiro sentia carência deste momento cívico. Nós precisamos valorizar os nossos símbolos”, disse o prefeito Dilador Borges, frisando que determinou a Secretaria da Educação para que as bandeiras Nacional, do Estado e do Município fiquem hasteadas em frente às escolas para que os alunos possa vê-las diariamente. “Só assim nós podermos mostrar às nossas crianças o valor da independência e da nossa liberdade. Que o Brasil continua trabalhando firme para que tenhamos não apenas a independência geográfica, mas a independência de um povo, que possa ter o seu destino escolhido. Viva a independência”, concluiu o prefeito.
O desfile a participação de 40 alas (instituições), tanto do poder público como militares, polícia, bombeiros, escolas e da sociedade, como escoteiros, Rotaract, Demolay, Filhas de Jó e várias outras.

Comment here