Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Nesse sábado (31), a sede do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), em Araçatuba (SP), vai se transformar no quartel general dos escoteiros da região. Cerca de 500 integrantes do movimento, de oito grupos do 31° Distrito Escoteiro Araçatuba – área geográfica que vai de Lins até a divisa com o Mato Grosso do Sul (MS) -, passarão o dia participando de várias atividades do 28º ELO (Escoteiros Locais em Operação) Nacional dos Escoteiros. O evento será realizado por todo o Brasil, numa ação que prevê uma série de acampamentos simultâneos, valorizando a fraternidade escoteira “à distância”. Ancorado sob o tema “Descobrindo um Novo Mundo”, o evento convida a todos para novas aventuras, novas culturas e novas amizades.
Segundo a comissária distrital de Araçatuba, Vânia Ferrari, o ELO Nacional é uma espécie de viagem por um universo mais amplo, onde é possível conviver diferenças de culturas, aventuras, novos amigos, muitas emoções, histórias incríveis e muito mais. “A ideia é que jovens de todo o país tenham a preciosa oportunidade de aprender mais com os amigos, fortalecendo os laços fraternos de solidariedade e conhecendo origens, confissões e culturas diferentes”, diz Vânia.
A comissária explica ainda que as atividades que serão realizadas seguem a programação sugerida pela UEB (União dos Escoteiros do Brasil), que organiza o evento em nível nacional, com algumas adaptações para o local. “Os escoteiros vão participar de diversas ações que priorizam as áreas de desenvolvimento físico, social, espiritual e habilidades escoteiras. Também haverá apresentações da Polícia Militar, como do canil”, exemplifica.

Sobre o Escotismo
O Escotismo é o maior movimento educacional jovem, que engaja milhões de jovens a serem cidadãos ativos e criarem impacto positivo nas comunidades em que estão envolvidos. A Organização Mundial do Movimento Escoteiro é composta por mais de 50 milhões de escoteiros conectados por meio de uma fraternidade global que envolve Organizações Nacionais Escoteira em mais de 170 países. Foi fundado em 1907 na Inglaterra por Baden-Powell e conta com a colaboração voluntária de jovens e adultos em prol da educação, tendo como principal característica o envolvimento das famílias na rotina de aprendizado. O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
Em Araçatuba, há dois grupos, sendo o Dom Bosco o mais antigo e tradicional, com mais de 40 anos, e que é padrinho das Seções Autônomas Alcateia e Tropa Escoteira Samurai, que foram criadas no ano passado.

 

 


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Caso Mustang: Ministério Público vai recorrer de decisão que condenou empresário

Compartilhe esta notícia!O Ministério Público de Araçatuba entrou com recurso de apelação …