AraçatubaCidadesEntertainment

‘Feira de Mangaio’ movimenta Araçatuba neste domingo

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Araçatuba recebe, neste domingo, a Feira de Mangaio, que reúne pequenos produtores, colecionadores, artesãos, artistas, entre outros segmentos que se encontram com o público em geral para mostrar, comercializar ou trocar peças e produtos diversos. Discos de vinil, doces, alimentos (veganos e não veganos), artesanato, produtos naturais, roupas e livros são alguns exemplos do que estará exposto no evento que acontece no espaço cultural Oficina de Macacos. Esta será a primeira de uma série de quatro feiras realizadas por meio de um projeto aprovado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo).
As próximas feiras estão marcadas para os seguintes dias e locais: 1º de setembro, na Praça Manoel da Silva Prates (praça do Juçara); 22 de setembro, na Oficina de Macacos; e 6 de outubro, no Parque da Fazenda do Estado. As edições de setembro contarão ainda com apresentações dos espetáculos “PlayAços” e “Lona de Rua”, da Pimenta Cultural Produções Artísticas.
Os eventos são abertos ao público, todos com entrada gratuita.
Além da Feira de Mangaio, o projeto “Mangaio na Cena” é composto ainda por um aplicativo e um portal de cultura e turismo, intitulados A Cena. Ambos contêm a catalogação de toda a cadeia produtiva da economia criativa do município de Araçatuba. O projeto, inscrito e aprovado dentro do módulo “Economia Criativa”, do ProAC Municípios, está sendo colocado em prática pelos produtores culturais Rafael Batista, João Gabriel Avanso, Flávia dos Santos e Thiago Mosaico.
RAMO
As feiras de economia criativa são espaços de relação interpessoal, trocas de experiências e valores, que promovem oportunidades para aquecer a produção do setor criativo. De acordo com informações do Sebrae, economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. A Economia Criativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.
As inscrições para expositores para este domingo já estão encerradas, mas quem quiser participar levando seus produtos nas próximas feiras pode entrar em contato pelo telefone (17) 99178-6229 e falar com Flávia.

a4 economia criativa2.jpg

 

Comment here