AraçatubaCidades

Academia Araçatubense de Letras abre concurso de poesias

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Uma oportunidade de soltar os versos para quem gosta de imaginar, sonhar e cultuar belas palavras, valores que só a poesia proporciona. Os amantes desta arte, por mais um ano, tem a chance de mostrar seus talentos no Concurso Osmair Zanardi, aberto nesta semana pela Academia Araçatubense de Letras. Os vencedores dos três primeiros lugares receberão medalhas e certificados na sessão solene anual da academia, marcada para 22 de novembro.
Em 2019, a disputa completa 26 anos. Podem participar autores de todo o Brasil acima dos 14 anos de idade, com poesias de tema livre e inéditas. Conforme o edital publicado no último dia 11, os concorrentes poderão enviar de um a três poemas, em inscrições individuais, identificando-se pelo mesmo pseudônimo em todas as obras. As inscrições são gratuitas.
COMO MANDAR
As obras podem ser enviadas de forma impressa ou digital. Se for impressa, precisa ser encaminhada em quatro vias, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e de um único lado da folha, dentro de um envelope grande, cujo remetente deve trazer apenas o pseudônimo do autor. Um envelope menor, apenas com o pseudônimo na parte de fora, tem de conter os seguintes dados: nome completo, endereço, pseudônimo, telefone, e-mail e/ou outra forma de contato a distância e cópia do RG.
HISTÓRIA
O concurso presta uma homenagem ao poeta Osmair Zanardi. Nascido em Birigui, ele se mudou com sua família para Guararapes ainda muito criança. Aos 8 anos, mudou-se para Araçatuba, onde veio a trabalhar como assistente administrativo na Faculdade de Odontologia da Unesp.
Quando cursava o último ano de Letras, foi assassinado com um tiro no peito na Rua Marcílio Dias, próximo à Praça Independência, por motivos até hoje desconhecidos. Quando morreu, tinha apenas 23 anos de idade.
No ano passado, o vencedor foi Roberto Romano Estebanez da Silva, de Mogi das Cruzes (SP), com o poema “A flor do cristal”. Na segunda posição, ficou Elizandro Pagani, de Chapecó (SC), com o poema “Moldura de Lua”. E na terceira posição, Celso José Cirilo, de Uberlândia (MG), com “O andarilho cósmico”.
SERVIÇO
O envelope com o material deverá ser enviado por correio ou entregue pessoalmente na academia até 11 de setembro. O endereço da instituição é Rua Joaquim Nabuco, 210, Centro, Araçatuba (SP). O CEP é 16010-020.

 

Comment here