AraçatubaCidadesEntertainmentEsportes

Kartódromo de Birigui vai receber Campeonato Mundial de Kart em 2020

DIEGO FERNANDES – BIRIGUI

O Kartódromo Speed Park, de Birigui, será sede do Campeonato Mundial de Kart em outubro de 2020. O anúncio foi feito pelo Governador de São Paulo, João Dória, em vídeo divulgado por sua assessoria de imprensa.

Na gravação, Dória aparece ao lado de Ricardo Gracia, empresário e proprietário do Speed Park; de Felipe Massa, presidente da Comissão de Kart da FIA – Federação Internacional de Automobilismo, e de Cacá Bueno, Pentacampeão da Stock Car Brasil.

O Governador ressaltou no vídeo a importância do esporte para a formação de novos talentos brasileiros para a Fórmula 1, relembrando a origem do tricampeão mundial Ayrton Senna, que saiu das pistas de kart.

Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1 e atualmente presidente da Comissão de Kart da FIA, afirmou que é muito importante o apoio do Governo do Estado na realização deste evento. “A importância de o Governo apoiar é sensacional, porque ajuda a criar os nossos pilotos, ajuda a criar o automobilismo, eu agradeço e tenho certeza que vai ser o melhor campeonato do mundo, da história”, afirmou.

Cacá Bueno falou sobre o lado emocional do esporte, por envolver o apoio das famílias. “Trazer o Campeonato Mundial de Kart não é só uma prova esportiva, é uma oportunidade de falar de esporte não só com a mente, mas com o coração. O kart envolve família, envolve as pessoas”, disse.

Kartódromo teve homologação da FIA em janeiro, no último mês de janeiro, o Speed Park já havia ganhado a licença da Federação Internacional de Automobilismo para se tornar um circuito internacional.

A aprovação da FIA foi assinada no dia 21 de janeiro de 2019, em Genebra, na Suíça. Dentre as assinaturas presentes está a de Felipe Massa.

O ex-piloto de Fórmula 1 esteve em Birigui em agosto de 2018, quando conheceu e fez vistoria no Speed Park. Sua presença no autódromo se deu por conta da intenção do empresário Ricardo Gracia, diretor do Speed Park, de realizar o Campeonato Mundial e outras provas internacionais no local. Na visita, Massa estava acompanhado do o delegado brasileiro da FIA, Giovanni Guerra e do presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Waldner Bernardo. Eles foram recebidos pelo próprio diretor do kartódromo, e também pelo Prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

Depois, em novembro de 2018, outro profissional da FIA, Franz Schreiner, fez a inspeção final da pista e na estrutura do Kartódromo de Birigui. Ambos saíram muito satisfeitos do local, deixando bem encaminhada a homologação que seria confirmada no início deste ano.

B1 Doria Kartódromo.jpg

Comment here