AraçatubaCidades

Defesa tenta efeito suspensivo em Brasília para garantir candidatura do ex-prefeito Cido Sério

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

A defesa do ex-prefeito Cido Sério já trabalha para garantir a candidatura dele na eleição do próximo ano. Conforme matéria publicada por O LIBERAL REGIONAL no sábado passado, ele foi convidado por seu atual partido, o PRB, para concorrer novamente ao Executivo em 2020. Apesar da sondagem, o político enfrenta impedimentos judiciais.
Em 29 de junho, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) comunicou ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) cópia da decisão da corte que o condenou em ação movida pelo Ministério Público por causa de irregularidades em contrato firmado pelo município com a Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia – Fundace, Prefeitura Municipal de Araçatuba).
Entretanto, o advogado do ex-prefeito Evandro da Silva informou que prepara recursos para serem apresentados ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo ele, a medida tem amparo na própria Lei da Ficha Limpa, que prevê a possibilidade de liminar com efeito suspensivo, permitindo a candidatura.
Silva ressalta que, como a decisão não transitou em julgado, ou seja, não se esgotaram todas as possibilidades de recursos no processo. Por isso, afirma o defensor, o ex-prefeito não está inelegível.
O chamado “caso Fundace” é uma das ações a que Cido responde em decorrência dos seus dois mandatos à frente do Executivo, entre 2009 e 2016. A denúncia foi movida por causa da falta de licitação na contratação da empresa.
Enquanto em algumas ações, o ex-prefeito de Araçatuba tenta reverter decisões desfavoráveis, enquanto em outras, tem conseguido a absolvição. Assim aconteceu, por exemplo, em processo no qual era acusado de improbidade administrativa por, supostamente, ter desrespeitado decisão judicial que o obrigava, enquanto a prefeito, a promover uma série de adequações no Ambulatório Regional de Saúde Mental.
O convite a Cido Sério para a disputa da próxima eleição municipal foi reforçado pelo presidente estadual do PRB, Sergio Fontellas, durante a visita a Araçatuba, na sexta-feira passada, para encontro regional do partido.
Na oportunidade, ele se disse honrado, mas adotou cautela em seu discurso. “É fundamental, primeiro, pensarmos na organização do partido”, afirmou. “Estamos muito confiantes aqui, de fazer uma boa chapa para vereadores e de uma disputa que nos leve de volta para a Prefeitura”, complementou.
Nos oito anos em que governou a cidade, Cido militou no PT, de onde saiu no ano passado para se filiar ao PRB e disputar uma vaga de deputado federal, não obtendo êxito.

Comment here