Home Cidades Araçatuba Campeão em Araçatuba, Enzo Vilar revela sua paixão pelos cavalos

Campeão em Araçatuba, Enzo Vilar revela sua paixão pelos cavalos

7 tempo de leitura
0
0
117

ANTÔNIO CRISPIM – Araçatuba

Quando começou a paixão pelos cavalos? A resposta de Enzo Sarolli Vilar é rápida e sem titubear: “Desde sempre”. E é isso mesmo. Orgulhoso, o pai Sílvio Vilar conta que desde quando o jovem tinha um ano já o acompanhava nos passeios a cavalo pela fazenda e até mesmo na lida com o gado. Aos 6 anos, Enzo já participava de competições equestres. Hoje, o “veterano” de 17 anos, está cursando o primeiro ano de Direito, mas não pensa em deixar de competir. Troca as baladas, típicas de sua idade, para viver o clima rural das competições da Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha (ABQM). Em Araçatuba, já conquistou o título de campeão na prova de Seis Balizas categoria Jovem C (15 a 18 anos), desenvolvida no domingo. Nesta sexta-feira (26) ele volta às pistas para competir na prova Três Tambores Categoria Jovem C.
Residente em Cascavel (Paraná) e com propriedade rural em Mato Grosso do Sul, onde desenvolve atividade agropecuária, Sílvio Vilar disse que desde a infância Enzo trocava outras brincadeiras características da idade para estar junto aos cavalos. Vendo esta paixão pelos animais e pelo esporte equestre, Sílvio e a mulher, Caroline Sarolli Vilar, decidiram incentivar o filho. E foi assim que aos seis anos ele começou a competir. Ao longo de 11 anos de disputa, já ganhou várias competições em diferentes categorias e localidades. A cidade mais distante em que competiu foi em Porto Feliz (SP), a 900 quilômetros de Cascavel.
Embora produtor rural, Sílvio Vilar tem cavalos apenas para competições e não como atividade econômica. Não visa lucro, mas as despesas são elevadas para manter toda a estrutura. “A equipe tem treinador, tratadores, ferrageador e motorista, além de veterinário especializado contratado para consultoria e acompanhamento periódico dos animais que participam das competições”, disse Vilar, que trouxe dois animais para participar das provas em Araçatuba.
Enzo Vilar disse que é especial estar na arena para competições. “É muita adrenalina”, acrescentou o competidor momentos antes de entrar na pista para mais uma prova em Araçatuba.
Sílvio e Caroline têm dois filhos: Enzo e Isadora. “São como água e óleo”, diz o sorridente Sílvio ao falar sobre os filhos. Enquanto Enzo gosta do meio rural e de estar entre os animais, Isadora é extremamente urbana e suas paixões são o balé e a música. Mas as diferenças não diminuem a união e a felicidade da família, que vibra e comemora com as conquistas e avanços de cada um.

CUIDADOS
Mesmo com muitos afazeres, Sílvio acompanha de perto os treinamentos e competições do filho, preocupando-se com o seu bem-estar. Há também, muita preocupação com os animais. “São atletas de alta performance e que precisam de cuidados especiais”, diz Sílvio explicando que o veterinário Henrique Merlini, com três anos de especialização no mais famoso hospital de cavalos do mundo, o Outlaw Equine, do Texas (EUA) e que trabalha como referência da instituição no Brasil, acompanha os seus animais.
Em Araçatuba, Henrique Merlini tem estrutura para atender aos clientes na pré e pós-prova. Os animais são submetidos a cuidados específicos exclusivos para atletas, como tratamentos à base de gelo, manta eletromagnética, hidratação e fisioterapia.

C1 ABQM Enzo Silvio (23)

SUCESSO
Acostumados a participarem em eventos em diferentes cidades, Sílvio e Enzo destacaram a estrutura existente em Araçatuba. “Devemos reconhecer que tudo isso foi construído em menos de quatro meses e que estão recebendo recorde de animais e competidores. Sabemos que vai melhorar ainda mais. No entanto, o que surpreende é a participação da cidade, que está respirando o clima do evento. Participamos de eventos em cidades onde apenas os competidores e familiares acompanhavam as provas. Aqui não. As arenas estão lotadas. Isso faz muita diferença”, concluíram.

c1 Enzo arquivo de Família (5).jpg

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…