Home Cidades Araçatuba Secretarias promovem seminário para incluir trânsito na grade curricular

Secretarias promovem seminário para incluir trânsito na grade curricular

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação e Mobilidade Urbana, Tadeu Consoni, participou nesta semana do Workshop Cidadania em Movimento, promovido pela Fundação Volkswagen e o Programa Respeito à Vida, do Detran-SP. O evento foi em São Paulo. Neste evento, Consoni acertou a realização de um seminário sobre educação de trânsito nas escolas. O seminário, com a participação das secretarias da Educação e Mobilidade Urbana, será realizado no dia 25, no Sest/Senat, em Araçatuba. “Este será o primeiro passo para colocarmos educação no trânsito na grade curricular do ensino fundamental já a partir do ano que vem”, disse o secretário.
Segundo Tadeu Consoni, o seminário será conduzido pelo ator e especialista em legislação de trânsito, André Luiz de Toledo, o ‘André Mazzaropi’, filho de criação do humorista e produtor cinematográfico, Amácio Mazzaropi. André tem um projeto ligado à educação de trânsito nas escolas de ensino fundamental. O projeto, denominado ‘Tem um Jeca no Trânsito’, visa o cumprimento do Artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1.997), que torna obrigatório a educação de trânsito nas escolas de ensino fundamental em todo o Brasil.
De acordo com o dispositivo legal, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação, promovam a educação de transito em escolas dos municípios brasileiros.
André Mazzaropi iniciou sua trajetória como ‘Especialista em Legislação de Trânsito’ em 1992 e prestou assessoria a vários órgãos. Prestou atendimentos e consultorias técnicas a acidentados em trânsito junto à Presidência e Vice-Presidência da República, bem como ao Hospital Sarah Kubitschek e a ONG Associação das Pioneiras Sociais de Brasília. Com o conhecimento adquirido ao longo dos anos, também prestou serviços junto aos parlamentares que participaram da elaboração, no Congresso Nacional, da Lei 9.503, de 23 de Setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.
Para o secretário Tadeu Consoni, diante da crescente violência do trânsito, é preciso adotar algumas medidas. Além de aprimorar a sinalização e fiscalização, intensificar as campanhas de conscientização e atuar na educação das crianças. “Há exemplos de que as crianças são boas fiscais dos pais”, disse o secretário Consoni, que pretende atuar com a Secretaria da Educação para colocar educação no trânsito na grade curricular. “O prefeito Dilador Borges tem cobrado ações para reduzir a violência no trânsito”, disse.
Araçatuba cadastrada no Programa Respeito à Vida
No ano passado Araçatuba, por ter o trânsito municipalizado, foi beneficiada com R$ 1,3 milhão do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, desenvolvido pelo Detran-SP. Agora, a iniciativa denomina-se Programa Respeito à Vida. Nesta viagem a São Paulo, Consoni protocolou o pedido de cadastramento do município.
Com este cadastramento, o prefeito Dilador Borges poderá articular-se politicamente junto ao governo do Estado para pleitear recursos para investimento no trânsito, como sinalização, radares e campanhas educativas.
No primeiro projeto apresentado, Araçatuba recebeu recursos para 19 conjuntos de semáforo, sinalização e campanhas educativas.

 


Compartilhe esta notícia!