AraçatubaCidades

13 cidades recebem certificação ambiental

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Treze municípios da região de Araçatuba receberam, em Bauru, certificados de qualificação do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Entre as 164 contempladas em todo o Estado, estão Gastão Vidigal, General Salgado, Andradina, Guaraçaí, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, Ilha Solteira, Birigui, Penápolis, Piacatu, Sud Mennucci, Clementina e Gabriel Monteiro.
Conforme o Estado, a qualificação é considerada pelos executivos um “simulado” para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual. O município encaminha aos técnicos do programa suas 85 tarefas, baseadas em ações ligadas às diretivas. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação.
Atualmente, estão inscritos no programa 638 municípios paulistas que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e, assim, agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais podem ter acesso ao sistema por meio de senha e login para conferir as notas e avaliações das suas cidades.
“Esta marca possibilita agregar valor para os produtos gerados nos municípios. É um símbolo que gera recurso. O mundo sustentável abre uma nova oportunidade para vocês e vamos buscar a certificação para que essa seja a consciência do nosso Estado”, disse o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
“Estamos orgulhosos dessa edição que recebeu um volume recorde de inscritos para a qualificação. Isso mostra o quanto os municípios estão atentos com suas responsabilidades, com o meio ambiente, sobretudo com a qualidade de vida de toda a população”, destacou o coordenador do programa, José Walter Figueiredo Silva.
Os municípios contemplados comemoraram a conquista. “A meta, agora, é buscar a certificação. Passamos pela primeira etapa. Em setembro, o ciclo termina e, em dezembro, serão divulgados os municípios que receberão a certificação. Birigui nunca havia conquistado a qualificação, o que mostra que estamos no caminho certo”, explicou o secretário de meio ambiente de Birigui, Juliano Salomão, que representou o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) no evento.

 

Comment here