AraçatubaCidades

Tieza, uma presidente com dedicação plena

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Segunda mulher na história da política de Araçatuba a presidir a Câmara Municipal, a vereadora Tieza Marques de Oliveira (PSDB) assumiu o posto neste ano com o objetivo de dar uma “nova cara” ao Legislativo.
O primeiro semestre se foi e, a julgar pelas ações colocadas em prática por ela, a sensibilidade para fazer do parlamento um espaço voltado para o exercício da cidadania é perceptível.
A atual líder da Casa iniciou projetos que tiram, de certa forma, aquela imagem do parlamento como espaço de embate político. Logo em seu segundo mês à frente da casa legislativa da maior cidade da região, iniciou campanha para a arrecadação de embalagens vazias de comprimidos a fim de adquirir cadeiras de rodas para a Santa Casa. A ação já vem contando com ampla participação da comunidade e de instituições, como escolas.
A parlamentar, que retornou à Câmara em dezembro de 2018 após pouco mais de um ano como secretária municipal de Cultura, manteve-se sensível à necessidade de maior visibilidade da classe artística local e criou em seu próprio gabinete de de presidente o espaço “Cultura e Arte”, onde artistas que trabalham com artes visuais, como fotografia e pintura, podem expor os seus trabalhos. A rotatividade de mostras é mensal.
Preocupada com a conscientização da população sobre a política, num momento em que os agentes públicos tanto estão em descrédito, a vereadora araçatubense prepara, para este segundo semestre, o início do programa Escola do Legislativo. Com ele, até o fim do ano, a Câmara receberá palestras voltadas à educação política, bem como cursos para estudantes de ensino médio e servidores público, além de colocar em prática o parlamento jovem.
Firme em suas convicções, Tieza rechaça a ideia que começou a ser levantada nos bastidores políticos de que o mandato do presidente da Casa pode ser cumprido em um ano. “Nesse período, não dá para se fazer nada”, afirma Tieza, ressaltando que ainda tem muitos projetos a colocar em prática no Legislativo. Ela só não diz quais.
Ela afirma também que tem procurado trabalhar em conjunto com sua mesa diretora. “Em decisões que, antigamente, era tomadas de forma unilateral, agora, procuro sempre ouvir os representantes da mesa”, diz ela.
FAMÍLIA
Esposa, mãe e, mais recentemente, avó, Tieza admite que, com ampla agenda diária cumprida, a família é a parte mais sacrificada de sua jornada. “Por outro lado, se estou onde estou e consigo fazer o que faço é porque tenho uma família que me apoia”, afirma Tieza, que considera seu marido, o dentista Lupércio Marques de Oliveira, “quase um vereador”, tamanha é a presença dele na caminhada política da mulher.
Faz exatamente dez anos que Tieza escolheu esta rotina. Em 2009, coincidentemente o ano em que ocupou uma cadeira no legislativo municipal pela primeira vez, ela se aposentou do serviço público estadual. Por isso, diz, de forma irreverente: “Sou uma vereadora com dedicação plena”.
PREFEITURA
Questionada sobre seus projetos políticos futuros, Tieza diz não ter “planos” de virar prefeita de Araçatuba, mas um “sonho” de chegar ao comando do Executivo. E admite: “Às vezes, fico imaginando como seria a cidade, de novo, comandada por uma mulher”. No entanto, ela não fala quando pretende trabalhar mais incisivamente por este anseio – ou seja, se será para a próxima eleição ou para os pleitos vindouros.

 

Comment here