Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Na manhã desta segunda-feira (15), a Horta Municipal da 60ª Exposição Agropecuária de Araçatuba foi aberta para que representantes de programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e entidades vinculadas pudessem fazer a colheita dos alimentos doados. Este ano, a horta, que foi cultivada por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), teve 800 m² de área total.
Foram 11 programas e entidades assistenciais a receberem as doações. São eles: CCI (Centro de Convivência do Idoso), Asilo São Vicente de Paulo, Acrepom (Associação dos Catadores de Papel de Araçatuba), Hospital Neurológico Ritinha Prates, Lar São João, União Espírita Paz e Caridade, Bom Samaritano de Araçatuba (Manolo Garcia), Instituto para Cegos Santa Luzia, AVA (Associação de Voluntários de Apoio aos Portadores de HIV/AIDS de Araçatuba), Cooper Araçá (Cooperatica de Coleta Seletiva e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araçatuba) e Lar da Velhice.
Segundo o assessor executivo da SMDA, Arnaldo Vieira Filho, “cem por cento da produção da horta é revertida para a população, por meio das entidades assistenciais e público em geral e é um trabalho gratificante, que exige muita dedicação dos profissionais envolvidos e dos parceiros Ponto Agrícola, Milk Mel e Yamaoki Fish Aquários e Peixes Ornamentais”.
O diferencial deste ano foi o cultivo da horta em formato de mandala, que permitiu maior aproveitamento da área útil para o plantio, além de deixar o espaço esteticamente mais agradável para os visitantes. Foram cultivadas mais de 70 espécies, entre ervas medicinais, verduras, legumes e hortaliças, com destaque para o nabo pêra de colo roxo, cenoura globo, aranto e hortelã branca, que inovaram a plantação e fizeram sucesso durante toda a exposição.

HORTA CASEIRA
O técnico agrícola e monitor de horticultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, Paulo Sérgio Chiaranda, falou sobre a novidade, que é o setor de horta caseira. “Este ano, trouxemos várias ideias para incentivar a produção de hortas caseiras. Cercamos uma área para demonstrar como plantar e cultivar com a utilização de caixas de madeira, vasos menores e sistemas de sobreposição de vasos, tudo com baixo custo.”, contou.

 


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Empresário assume gestão da OS Santa Casa

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – Andradina O empresário Manoel Teixeira de Frei…