AraçatubaCidades

Hospital promove palestra sobre saúde emocional

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Durante dois dias, colaboradores da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), participaram de uma palestra na qual receberam informações para diagnosticar e solucionar problemas com a saúde emocional de cada um. A intenção é fazer com que tenham consciência das dificuldades individuais e tomem atitudes para resolvê-las, com consequentes reflexos positivos tanto na vida pessoal quanto na profissional.
A palestra “Saúde integral e qualidade de vida para os profissionais da área da saúde” foi ministrada pela administradora hospitalar, psicanalista e consteladora familiar, Fabiana Mantovam, e pelo administrador de empresas, psicanalista e gestor financeiro, Alexandre Muniz, que são sócios em uma empresa de soluções em educação corporativa, com sede em São Paulo. A palestra foi realizada na quarta e na quinta-feira, para grupos diferentes de colaboradores. Os palestrantes abordaram aspectos de saúde emocional, financeiro, social, relacionamento e cognitivo.
“Utilizamos o conceito de constelação familiar nas organizações, para diagnosticar a situação dos colaboradores, para fazê-los descobrir se estão desequilibrados em algum dos pilares da vida, como financeiro, familiar ou espiritual, por exemplo. Fazemos um trabalho de assessoria terapêutica para que ela possa resolver essa questão”, explicou Fabiana. Segundo Muniz, que possui 23 anos de carreira em empresas de grande porte, o profissional se autossabota e precisa de ajuda para sair dessa situação. “Eu era diretor financeiro, tentava educar as pessoas financeiramente e não conseguia. Elas continuavam se endividando. Foi quando percebi que o ser humano se autossabota. Então, eu e a Fabiana unimos os nossos conhecimentos em administração, psicanálise, sistêmica, e constelação familiar e passamos a oferecer essa solução para empresas e organizações”, explica.
A administradora do Hospital Neurológico Ritinha Prates, Daniele Grizolli, avalia positivamente as palestras. “Quando a Fabiana e o Alexandre entraram em contato e nos explicaram o trabalho que desenvolvem, pensamos que é uma ótima oportunidade para o colaborador. São muitas as cobranças diárias, tanto em casa quanto no trabalho. Com essa ação estamos proporcionando conhecimento e reflexão, para que cada um enxergue a vida de outra ótica e possa aproveitar isso pessoal e profissionalmente”.
Constelação familiar
Criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar é um método psicoterapêutico que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações. Na prática, a esse conceito mostra que muitos dos problemas, doenças, incompreensões e sentimentos ruins das pessoas podem estar ligados a outros familiares que passaram por essas mesmas adversidades, mesmo que não os tenhamos conhecido. Esse método explica que há uma repetição de comportamentos, de acordo com gerações, mesmo que de uma maneira inconsciente.
Terapeuta e cliente encontrarão uma solução para que a pessoa atendida encontre um lugar em que se sinta bem, confortável e incluída no grupo familiar. O método ajuda com a melhoria das relações familiares, relações no ambiente educacional e consequentemente melhorias das relações interpessoais nas empresas, uma vez que ao entender características de nossas famílias estaremos aptos para entender a nós mesmos e como resolver problemas pessoais.

 

Comment here