AraçatubaCidades

Unidade Móvel de Mamografia do Hospital do Câncer está em Birigui

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

A Unidade Móvel de Mamografia do Hospital do Câncer de Barretos está em Birigui. O veículo, adaptado para atendimento médico, está no estacionamento do Tonin Superatacado (Euclides Miragáia, 2.427).
O atendimento será feito de 10 a 12 e de 15 a 19 de julho. Serão realizados 720 exames, todos em pacientes previamente agendadas pelas 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Birigui.
Serão atendidas mulheres entre 40 a 69 anos que possuem pedidos de exames na Central de Agendamento de Birigui. Quem não tiver agendamento, não será atendida.
Usada para diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo.
Esse é um aparelho que usa a mesma radiação do raio-x tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas. Funciona para detectar tumores malignos na mama.
A vinda da carreta é uma união de esforços. São parceiros da Secretaria Municipal de Saúde a voluntária do Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos) Ivone Guimarães Rosa, o voluntário Osmar Bruno (criador da Comissão dos Amigos de Barretos que faleceu em maio deste ano) e o vereador José Luis Buchalla (voluntário que atuava em parceria com Osmar Bruno).
Além do Tonin, a vinda da carreta recebe apoio da Editora Mundial e Bolo D’boa.
Na tarde desta quarta-feira, 10 de julho, o prefeito Cristiano Salmeirão visitou a carreta. Ele foi atendido pelas profissionais que estão trabalhando na Unidade Móvel.
“O custo de um exame de mamografia gira em torno de R$ 500,00. Já pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o atendimento demora de 6 a 7 meses para ser realizado. A vinda da Unidade Móvel traz uma agilidade enorme, preservando a vida das mulheres de Birigui”, comentou o prefeito municipal.
O prefeito foi acompanhado por sua esposa, doutora Isadora Nardi, e pela voluntária do Hospital do Amor, Ivone Guimarães Rosa.
Acompanhe os horários de atendimento:
Dia 10 de julho: das 14h às 19h
Dia 11 de julho: das 7h às 11h e das 13h às 15h
Dia 12 de julho: das 7h às 12h
Dia 15 de julho: das 14h ás 19h
Dia 16 de julho: das 7h às 11h e das 13h às 15h
Dia 17 de julho: das 7h às 12 e das 14h às 19h
Dia 18 de julho: das 7h às 11h e das 13h às 15h
Dia 19 de julho: das 7h às 12h

 

Comment here