Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

A Prefeitura de Araçatuba já tem data para a conclusão da entrega de todos os tablets adquiridos no ano passado para os 250 agentes comunitários de saúde. A medida tem o objetivo de garantir maior praticidade ao trabalho desses servidores. Conforme informação encaminhada pelo Executivo no último dia 24 em resposta a requerimento aprovado pela Câmara, a liberação completa deverá terminar no próximo dia17.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão recebendo os materiais conforme cronograma pré-estabelecido. A entrega está sendo feita antes do dia de cada treinamento marcado nos postos. Das 17 unidades de saúde mantidas pela Prefeitura, 12 já receberam os equipamento. Os próximos treinamentos estão marcados nas UBSs dos seguintes bairros: Engenheiro Taveira (12/07), Alvorada (15/07), Turrini (16/07), Centro (17/07) e Prata/Jacutinga/Água Limpa (18/07).
Segundo a Prefeitura, a aquisição dos tablets era uma reivindicação antiga dos funcionários da saúde. Até então, nas visitas domiciliares, os agentes comunitários preenchiam as fichas à mão. Isso acontece desde 2001. Em seguida, os servidores ainda tinham a função de digitar no computador toda a produção do dia. Com o tablet, os agentes transferem os dados automaticamente para o sistema.
O agente comunitário de saúde atua na orientação e no acompanhamento de famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde. O trabalho é dividido e as visitas são feitas de acordo com a vulnerabilidade dos casos. Por isso, a administração municipal entendeu que a agilidade e precisão dos dados coletados nos domicílios são fundamentais.
No total, a compra dos tablets custou R$ 265,5 mil aos cofres públicos.
AMPLIAÇÃO
Ainda em relação a esse segmento, a Prefeitura informou, também em recentes respostas a requerimentos vindos do Legislativo, que tem planos para ampliar equipes de agentes comunitários de saúde.
Uma delas seria na UBS do bairro Jardim América, onde, atualmente, trabalham quatro agentes – cada um para grupos de aproximadamente 160 famílias.
“Existe previsão para contratação de ACS para a região do Jardim América no concurso público recente. Atualmente esta sendo realizado o levantamento para a contratação de novos agentes comunitários de saúde”, informou a gestão do prefeito Dilador Borges (PSDB), em documento com data de 26 de junho deste ano.
O mesmo foi informado pelo poder público para o Jardim das Oliveira, onde há apenas um ACS para um atendimento a 148 famílias.

 

 


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Projeto Judô Cidadão promove graduação 29 atletas estudantes valparaisenses

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO VALPARÍSO   A noite do último dia 12 foi especial…