AraçatubaCidadesEntertainment

Clínica de rédeas é destaque na programação rural

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Um dos destaques na programação rural da 60ª Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô) – o maior evento de agronegócio do Noroeste Paulista – é a primeira edição da “Clínica de rédeas voltada ao cavalo de boi” (working cow horse). Ministrado pelo renomado treinador Edmar Bezerra Siqueira, o curso teve sua primeira etapa realizada nesta segunda-feira (8) e segue até amanhã. Entre montadores e ouvintes, os 32 participantes têm a oportunidade de conhecer e aprimorar técnicas com um dos treinadores mais versáteis do Brasil.
O treinador é tetracampeão de working cow horse e atualmente se destaca também como treinador de rédeas, laço curto e ranch sorting. Além de interessados de Araçatuba (SP), participam da clínica treinadores de várias cidades da região. “Ensinamos a preparar o animal para colocá-lo dentro, e bem, das competições. O treinamento é delicado, e cada modalidade tem sua especificação, por isso é importante que o treinador e o competidor estejam cada vez mais em sintonia com o animal. É isso que vamos falar e mostrar aqui”, comenta Edmar.
Para o veterinário, competidor João Mario Geralde, eventos como esse são de extrema importância para quem treina cavalos. “Essa clínica sempre traz novidades e técnicas que nem todos têm acesso no dia a dia. A troca de conhecimento com um cara experiente como o Edmar é fundamental para que os treinadores tenham condições de melhorar o desempenho de seus animais. Temos vários treinadores renomados, até campeões, participando desse curso. Muita gente qualificada vem atrás de atualização, para receber novos conhecimentos”., afirmou Geralde.

Programação de terça-feira
Com inscrições já encerradas, a Clínica de Rédeas continua na terça-feira (9). No mesmo dia, às 12h, está marcada a prova do laço em dupla, que é última prova equestre da raça Quarto de Milha na Expô deste ano. No laço em dupla, um dos cavaleiros laça o pé (pezeiro) e o outro, a cabeça (cabeceiro). O primeiro pode laçar ambas as pernas traseiras ou somente uma e enrolar o laço. O cavalo é julgado quanto a sua calma (quietude) dentro do brete, a rapidez como parte em direção ao garrote seguindo-o, sua habilidade em manter a mesma velocidade do garrote e posicionar o pezeiro, e sua habilidade de parar reto e intensamente, apertando a corda esticada depois que laçar. É permitido a ambos, cabeceiro e pezeiro, jogar duas cordas com um tempo máximo (limite) de dois minutos, depois que o garrote for solto para ser laçado. A nota é de 0 a 100.

 

Comment here