Home Cidades Araçatuba Cursos e palestras da Expô começam na segunda-feira

Cursos e palestras da Expô começam na segunda-feira

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Destaques na programação rural da 60ª Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô), os cursos e palestras começam nesta segunda-feira (8), no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, e seguem até o dia 13. Com exceção da 1ª Clínica de Rédeas e Ranch Sorting, que ocorrerá nos dias 8 e 9, na pista de ranch, com o treinador Edmar Bezerra (das 8h até as 19h), as outras ações são oferecidas gratuitamente Sindicato Rural da Alta Noroeste)“ O curso será demonstrado na prática, na pista de competições do Núcleo. O objetivo é explicar para o criador e para o competidor, principalmente, como finalizar a parte de rédeas e de acabamento do animal”, explica o veterinário, competidor de provas equestres, João Mario Geralde.
Também no dia 8, ocorrerá a palestra Cerca elétrica (TruTest) e capim Cynodon Dactylon (tifton de semente) – BarenBrug -, na Casa do Quarto de Milha (NNPQM). No mesmo local, no dia 10, às 19h30, haverá a palestra Alimentação para cavalo de competição, promovida pela empresa Presence. Essas palestras são gratuitas.
No dia 11, haverá duas palestras, uma na sequência da outra, a partir das 8h, no auditório do recinto: Considerações sobre o Sistema Plantio Mecanizado de Cana e a Experiência da DMB, com o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, que é gerente de marketing da DMB; Uniport 3030 Canavieiro e Uniport 3030 NPK – Tecnologia para tratos culturais da cana, com o engenheiro agrônomo Fábio Pernasse Torres, que é gerente de Vendas para cana-de-açúcar da Jacto. Promovidas pela Coplacana, também são gratuitas.
No dia 12, serão realizadas três palestras técnicas, sendo uma às 9h30 (Qualidade do leite: a legislação como ferramenta produtiva na atividade leiteira), com o diretor do Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite do Instituto de Zootecnia, Luiz Carlos Roma Júnior; outra às 10h30 (Realidades e desafios da produção de leite orgânico); e a terceira, às 11h30 (Sucessão familiar) – as três são promovidas em parceria com o sistema FAESP/SENAR-SP, Sebrae e Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).
“A gente precisa falar que a região Noroeste Paulista é a principal Bacia Leiteira do Estado de São Paulo, e essas palestras servem para orientar o produtor sobre as normativas de qualidade do leite. Além disso, o palestrante vai levar a legislação para dentro da propriedade, ou seja, mostrar na prática o que deve ser feito para que o produto saia com qualidade e certificação”, ressalta o zootecnista e organizador dessas atividades Carlos Belluzzo.
Sobre o tema sucessão familiar, o zootecnista explica que a palestra tem como objetivo preparar os pais e os filhos, para que as propriedades não percam a importância dentro da estrutura familiar. “É importante que essa sucessão seja feita da maneira correta, para segurança de toda a família, orientando o filho para que ele dê continuidade naquele trabalho que está sendo feito de geração em geração. A ideia é que o jovem se interesse e não saia da vida rural, e que ele não perca o interesse de continuar esse trabalho, simplesmente por não ter informação. Essa palestra vem para levar essas informações”, conclui ele.
No dia 13, às 9h, será realizada a palestra “Agricultura sustentável”, com o consultor técnico da Associação dos Produtores de Agricultura Natura (Apan), Kunio Nagai. No mesmo dia, às 10h, ocorre a palestra A Agricultura Orgânica e o Protocolo de Transição Agroecológica no Estado de São Paulo, com o engenheiro agrônomo e pesquisador Sebastião Wilson Tivelli.

FEIRA GENÉTICA
Iniciada na exposição do ano passado, a Feira Genética tem como objetivo levar ao pecuarista visitantes, em um único local, animais de elevado potencial genético, capazes de melhorar o plantel. São animais de reconhecidos criadores da região. Na sexta-feira começaram a chegar os primeiros animais bovinos. Nos próximos dias o recinto recebe outros animais, como ovinos, equinos e bovinos de várias raças.

Expô 2019 animais (6).JPG


Compartilhe esta notícia!