Home Cidades Araçatuba Roubo de veículos na região dispara, mas furtos diminuem

Roubo de veículos na região dispara, mas furtos diminuem

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

VITOR MORETTI – ARAÇATUBA

A região de Araçatuba registrou aumento de 700% nas ocorrências de roubos a veículos no mês de maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, o furto nessa modalidade teve redução de mais de 40% em igual período, sendo o menor número desde 2006.

Os dados foram disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. De acordo com informações, em maio foram registradas sete ocorrências de roubo de veículos, sendo que em 2018 não houve nenhum registro desse tipo. O mesmo ocorreu com o roubo de cargas. No ano passado, o índice em maio ficou zerado e, neste ano, subiu para uma ocorrência.

Por outro lado, os furtos de veículos apresentaram redução de 41,7%. A quantidade passou de 48 para 28, ou seja, 20 casos a menos que em igual mês do ano passado. É o menor número desde 2006, de acordo com a secretaria.

OUTROS CRIMES

O outro índice que apresentou aumento foi o de estupro. A alta foi de 4,8% em maio, de 21 para 22 casos. Os outros dados apresentam significativa queda em todas as modalidades. Os roubos em geral, por exemplo, tiveram queda de 22,7% em maio, passando de 75 para 58, ou seja, 17 a menos. É o segundo menor número da série histórica, iniciada em 2001.

Já os furtos em geral, que incluem a transeuntes, residência entre outros, registraram recuo de 10,8% no quinto mês deste ano, com 74 ocorrências a menos. O número caiu de 686 para 612. É o menor número da série histórica, segundo a SSP.
Os homicídios permaneceram estáveis no mês, com uma ocorrência e uma vítima – mesmo número registrado em maio de 2018. As taxas dos últimos 12 meses (de junho de 2018 a maio de 2019) foram de 7,21 casos e 7,33 vítimas de homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes.
A região de Araçatuba não contabilizou casos de latrocínio, roubo a banco e extorsão mediante sequestro em maio, assim como em igual período do ano passado.
PRISÕES
A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL apurou também que o trabalho realizado pelas três polícias resultou em 460 prisões realizadas ao longo do mês. No mesmo período, 23 armas de fogos foram retiradas das ruas e 169 flagrantes de tráfico de drogas foram registrados.

 


Compartilhe esta notícia!