Home Cidades Araçatuba Celebração de Corpus Christi reúne milhares de fiéis em Araçatuba

Celebração de Corpus Christi reúne milhares de fiéis em Araçatuba

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

Pelo menos 3 mil pessoas se reuniram em Araçatuba para a Santa Missa de Solenidade de Corpus Christi, ocorrida na tarde de quinta-feira (20) no Ginásio Plácido Rocha. A missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Sérgio Krzywy e concelebrada pelos padres das 12 paróquias do município.
Antes da missa, durante todo o dia, milhares de fiéis das comunidades paroquiais confeccionaram os tapetes ornamentados com símbolos eucarísticos, pastorais e ícones da Igreja. O Jubileu de Prata da Diocese de Araçatuba também foi lembrado nos desenhos.
Em todas as cidades da Diocese também ocorreram a elaboração dos tapetes e missas.
Além de Araçatuba, em municípios como Birigui e Andradina as celebrações foram unificadas. Na primeira cidade, todas as quatro paróquias se reuniram na praça Doutor Gama para a Santa Missa e depois realizaram uma procissão com o Santíssimo de um quilômetro pelos tapetes.
Em Andradina, a Santa Missa ocorreu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, seguindo procissão com o Santíssimo de 800 metros até a Matriz Paroquial de São Sebastião. No itinerário estavam os tapetes elaborados pelos fiéis.
UNIDADE E DOAÇÃO
O bispo diocesano Dom Sergio visitou os tapetes de Araçatuba pela manhã, percorrendo cerca de um quilômetro para prestigiar e conversar com os fiéis. Segundo ele, as manifestações de fé envolvem todas as idades.
As nossas comunidades são muito criativas nos recursos, nos tons e nas imagens sempre alusivos à caminhada da Igreja, ao trabalho pastoral das nossas comunidades. É um momento fecundo de vida fraterna, de trabalho em conjunto. Nos mostra o quanto podemos fazer juntos medindo os esforços. Interessante ainda ver que fiéis de todas as idades participam, especialmente as crianças, que em sua participação conhecem o lado pedagógico da evangelização e de convivência fraterna. Nós precisamos preservar esses valores”, afirmou.
Durante sua homilia na Santa Missa, dom Sérgio convidou as paróquias a serem comunidades eclesiais missionárias, dentro das novas Diretrizes de Evangelização propostas pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para 2019 a 2023.
“Nessa celebração convém abordar as Novas Diretrizes de Evangelização que a CNBB aprovou recentemente. Elas destacam que devemos vivenciar as comunidades eclesiais missionárias, ou seja, que possamos acolher e evangelizar além das estruturas físicas. Nossa casa pode ser uma comunidade missionária”, afirma.
Dom Sergio também abordou o sentido de partilha e fraternidade da solenidade. “A festa de Corpus Christi é uma festa pública de fé no Cristo Eucarístico, mas também nos ensina a doação e a partilha. Quantos de nós podemos doar cada vez mais nossa vida e nosso pão com os demais irmãos. Caminhando pelos tapetes pela manhã, ouvi tantos testemunhos de gente de fé e vida. É essa fé viva que move e nos dá confiança e força na caminhada diocesana nestes 25 anos de sua criação e instalação”.
Após a missa, Dom Sergio conduziu uma adoração e posteriormente a procissão pelos tapetes ornamentados até a Praça João Pessoa.

SOLIDARIEDADE
Na maioria das paróquias da Diocese ocorreram coletas de alimentos. O gesto concreto aconteceu nas missas de Araçatuba, Andradina, Birigui, Guaraçaí, entre outras cidades e paróquias. Em Araçatuba, a doação foi marcada por mantimentos como arroz, feijão açúcar, óleo e macarrão. Com informações da assessoria de comunicação da Diocese de Araçatuba

DA REDAÇÃO
Araçatuba


Compartilhe esta notícia!