Home Cidades Araçatuba Confecção do tapete de Corpus Crhisti mobiliza mais de mil pessoas

Confecção do tapete de Corpus Crhisti mobiliza mais de mil pessoas

3 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

As doze paróquias de Araçatuba vão confeccionar nesta quinta-feira (20) o tradicional tapete de rua que faz parte da celebração do Dia de Corpus Christi. O trabalho será feito entre 6 e 12 horas, envolvendo centenas de fiéis de diferentes faixas etárias. Porém, o trabalho começa muito antes, ainda nas paróquias, mobilizando mais de mil pessoas, já que todo material precisa ser preparado e separado com antecedência. Cada uma das 12 paróquias é responsável por uma parte do tapete, que é feito da Praça João Pessoa à entrada do Ginásio de Esportes Plácido Rocha, totalizando aproximadamente 840 metros.
O bispo diocesano dom Sergio Krzywy fará uma visita à confecção do tapete por volta de 8h30. Às 16 horas, dom Sergio irá celebrar a missa no Ginásio de Esportes, que será concelebrada por todos os párocos de Araçatuba. A missa reúne milhares de fiéis. Após a celebração, os fiéis sairão em procissão do Ginásio de Esportes à Praça João Pessoa.

Corpus Crhisti Tapete (4)

TRADIÇÃO
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

HISTÓRIA
A palavra Corpus Christi significa em latim Corpo de Cristo. É uma festa que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. O evento acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Corpus Crhisti Tapete (2).jpg


Compartilhe esta notícia!