Home Cidades Araçatuba Presidente da ABQM visita obras de parque equestre e diz que é o mais moderno do país

Presidente da ABQM visita obras de parque equestre e diz que é o mais moderno do país

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

Diretores e integrantes da ABQM, a Associação Brasileira do Quarto de Milha, visitaram na manhã desta segunda-feira (17), as obras do complexo esportivo equestre que está sendo construído no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba.
Entre os visitantes estava o presidente da ABQM, Edilson Varejão Júnior, o Cicinho, além de integrantes da diretoria da Associação e autoridades locais, como o secretário municipal de Governo, Manoel Afonso, e o vereador Gilberto Batata Mantovani (PR).
Para o presidente da ABQM, Cicinho Varejão, o complexo que está sendo construído em Araçatuba é o melhor do país. “Nós estamos fazendo um projeto desde o começo. Idealizamos a pista, tivemos ideias, contratamos arquiteto, para poder fazer uma coisa mais moderna. Hoje, o parque de Araçatuba é o mais moderno do Brasil sem sombra de dúvidas”, comentou durante a visita. Segundo ele, outras cidades se candidataram para receber o evento, mas nenhuma delas tinha a estrutura de Araçatuba. “Tem vários lugares que a ABQM foi convidada pra poder fazer o evento, mas não tinha uma área como essa. Não tinha uma cidade como essa que respira e cheira o agronegócio”, completou.
Segundo representantes da Associação, o parque de eventos deve ficar pronto no início do mês de julho. O Campeonato Nacional organizado pela ABQM acontecerá entre os dias 20 e 28 de julho, em Araçatuba, vai comemorar os 50 anos da Associação, e terá entrada gratuita para o público. Até agora são mais de 7 mil inscrições realizadas para as competições, que contarão com a presença de aproximadamente 2.500 animais. A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas passem pelo recinto em cada dia de evento. A ABQM prevê que serão necessários até 3 mil leitos da rede hoteleira para acomodar os frequentadores dos eventos.

Araçatuba receberá
3 eventos equestres por ano
A ABQM conta com 3 eventos que passarão a ser realizados em Araçatuba a cada quatro meses. O Campeonato Nacional do Quarto de Milha ocorre em julho; em outubro haverá a Copa dos Campeões, o Potro do Futuro e o Derby; já no mês de abril acontece o Congresso do Cavalo Quarto de Milha.
Estão sendo construídas três pistas de provas equestres cobertas, com 6 mil metros quadrados cada uma, além de outras três pistas de aquecimento. O investimento na obra é de cerca de R$ 7 milhões e a expectativa é que a realização do Campeonato Nacional em julho gere em torno de R$ 16 milhões para a economia da cidade, criando cerca de 500 a 700 vagas diretas de emprego, entre serviços internos e externos no recinto.

Campeonato Nacional em julho terá 19
modalidades
Serão realizadas 19 modalidades de competição envolvendo a raça Quarto de Milha nas três pistas que estão sendo construídas.
A pista número 1 receberá as provas de velocidade, dentre elas: Cinco Tambores, Maneabilidade e Velocidade, Seis Balizas e Três Tambores. A pista 2 vai receber as provas de laço como: Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço Pé e Breakaway. Já a pista 3 vai receber as provas de Rédeas, Team Penning, Working Cow Horse, Conformação, Apartação, dentre outras.
Segundo Henrique Campana, que é diretor de esportes da ABQM, a versatilidade da raça é o principal fator para a diversidade de modalidades. “O Quarto de Milha tem na sua característica a versatilidade. Na ABQM temos 23 modalidades, e entre o dia 20 e 28 teremos aqui em Araçatuba a realização de 19 modalidades. É bastante opção para quem não conhece ter oportunidade de conhecer”, afirmou.

Área de lazer receberá frequentadores
Acompanhando as três pistas, haverá uma área de lazer para o público que contará com 350 estandes comerciais de diversos setores, desde lojas de roupas até estabelecimentos que vendem maquinários agrícolas. Haverá praça de alimentação com restaurantes, sorveterias, uma área de food-trucks, bares, choperias; além de um parque de diversões. Entre as três pistas haverá um bosque que contará com sistema de iluminação artificial.

Diego Fernandes
Araçatuba


Compartilhe esta notícia!