AraçatubaCidades

Doria anuncia ‘corujão’ para acabar com fila de espera de 11 mil na saúde em cidades da região

Promessa de campanha do governador João Doria (PSDB), o “Corujão da Saúde” será implantado, em breve, na região de Araçatuba. A confirmação veio do próprio chefe do Executivo estadual, ontem, durante anúncio de ampliação do programa em mais dez regiões de São Paulo, o que garantirá a presença desse trabalho em todo o território paulista. O serviço iniciará com exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia.
Com a implantação do serviço, a expectativa é que uma lista de espera de 11.492 pessoas por atendimento na área da saúde seja zerada. Esse número corresponde à quantidade de pacientes que formam a chamada demanda reprimida por aqueles três tipos de exames nos 43 municípios da DRS-2 (Direção Regional de Saúde de Araçatuba). Desse total, 2.102 são por endoscopia diagnóstica; 235, mamografia; e 9.155, ultrassonografia.
Segundo o Estado, com a ampliação, a meta é zerar a demanda nesses três setores, totalizando 117.813 exames nas dez regiões em que o programa passará a alcançar.
Além de Araçatuba, estão incluídas as seguintes regiões: Araraquara, Barretos, Franca, Marília, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba.
“Melhorar a vida do paciente que utiliza o SUS é nosso principal objetivo. O ‘Corujão’ representa nossos esforços para enfrentar a demanda reprimida por exames na rede pública e, assim, agilizar diagnósticos e o tratamentos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.
Para o sucesso do programa, o secretário destacou a necessidade de participação da população. “Contamos com a colaboração dos pacientes para que compareçam nos agendamentos e aproveitem a oportunidade de realizar esses exames gratuitamente”, complementa o secretário.

PARCERIA
Para a execução do programa, a Secretaria de Estado da Saúde deverá contratar serviços privados interessados em participar do programa, além de ampliar a oferta de atendimentos em serviços de saúde. Edital de chamamento público para interessados da iniciativa privada em participar do programa está previsto para publicação neste sábado no Diário Oficial.
As propostas devem ser apresentadas pelas organizações em até dez dias.
De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes, os exames serão realizados em horários alternativos, por meio de parceiros privados, assim como a ampliação da oferta nos serviços da rede própria estadual – hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades).

RESULTADOS
Durante o anúncio, o governo estadual aproveitou para divulgar os resultados do programa desde sua implantação. Iniciado nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba, posteriormente, teve sua ampliação a Baixada Santista e regiões de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.
A Grande São Paulo foi a primeira região a zerar 100% da demanda reprimida pelos três tipos de exames, o que foi alcançado em 30 de maio. As mamografias foram executadas nos primeiros 44 dias do programa.
“Anunciamos hoje (ontem) a terceira fase do Corujão, que vai atender mais dez regiões e, assim, cobrir todas as regiões do Estado. Nas fases 1 e 2 do programa, os resultados nos mostram enorme êxito, com quase todas as metas iniciais de exames alcançadas. O programa é um sucesso”, afirmou Doria.
Confira abaixo as metas de exames nas dez novas regiões, incluindo a de Araçatuba3 info.jpg

ARNON GOMES
Araçatuba

Comment here