Home Cidades Araçatuba Parceria entre concessionária e universidade garante doação de computadores a entidades

Parceria entre concessionária e universidade garante doação de computadores a entidades

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

Eram computadores antigos, que acabaram de ser substituídos. Em desuso, permaneciam guardados em um almoxarifado. Passaram por um processo de atualização nas mãos de estudantes. Agora, serão utilizados por crianças assistidas de duas entidades assistenciais de Araçatuba. Assim funcionou e terminou um trabalho resultante de recente parceria entre a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) e a Unip (Universidade Paulista).
Doar esses equipamentos já estava nos planos da empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade há algum tempo. Conforme o comissário geral da agência reguladora Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), Márcio Saito, os aparelhos já estavam lá antes mesmo do início da vigência do contrato da Samar com o município, em 2012. “Estavam inservíveis”, diz.
Daí, a empresa recebeu pedidos de doação dos equipamentos de informática da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araçatuba) e do Lar Caminho de Nazaré.
As solicitações foram formalmente apresentadas à concessionária em novembro do ano passado. Cada uma delas solicitava a doação de 20 máquinas. No caso do Lar, a instituição enfatizava o principal objetivo: aumentar a oferta de seu curso de informática para as crianças, realizado aos sábados.
Daí, surgiu a parceria com a instituição de ensino superior. O diretor da universidade, Hélio Negri, conta que foi procurado pela Samar e, logo, colocou representantes da empresa em contato com o coordenador do curso de Ciência da Computação, Rafael Marcelino de Jesus. O responsável pediu, então, que os estudantes fizessem a avaliação nos computadores disponíveis àss entidades.
De 29 máquinas, os universitários fizeram a manutenção preventiva e a formatação do sistema operacional Linux em 27. Estes poderão ser doados às entidades, segundo o coordenador.
“O nosso trabalho foi com a mão de obra e a manutenção”, explicou Rafael. Ele ressaltou que, para todo o trabalho de recuperação dos equipamentos, a princípio, pensou-se em um fim de semana, mas durou aproximadamente um mês. O coordenador destacou ainda que, no total, 15 alunos participaram da ação, com apoio de professores.
De acordo com a gerente financeira da Samar, Vivian Secolin Romão, os computadores foram entregues ontem. “Agora, vamos nos organizar para uma data para fazer a entrega”, disse ela. “Graças a essa parceria conseguimos dar uma boa detinação a esses computadores”, avalia.

CURSOS
É provável, no entanto, que trabalho vá além da manutenção e da implantação do sistema operacional.
Rafael diz que a proposta do curso é oferecer à Apae e ao Lar Caminho de Nazaré a realização gratuita de cursos sobre como trabalhar o sistema Linux. “Isso é importante não apenas sob o ponto de vista social, mas também por exigência curricular, que cobra carga de 100 horas de atividades complementares”, pontuou o coordenador.
Negri, por sua vez, cita o trabalho dos alunos da Ciência da Computação como um grande exemplo de extensão comunitária por parte da universidade.
Ambas as entidades beneficiadas têm décadas de serviços prestados à cidade. No último dia 9, a Apae completou 49 anos e já prepara a comemoração do seu cinquetenário, em 2020. A instituição atende 1,2 mil pessoas entre alunos, usuários e pacientes de 39 municípios. A diretora geral da Apae, Rosemeire Pagan Fernandes destaca que, para o próximo ano, há vários projetos em vista.
O Lar Caminho de Nazaré, por sua vez, é instituição declarada de utilidade pública desde 1964.
“O importante é que foram verificadas condições propícias de reaproveitamento e, agora, serão utilizados pelas entidades. Vamos , posteriormente, trabalhar uma ação de capacitação com aquelas instituições”, finalizou Negri.

ARNON GOMES
Araçatuba


Compartilhe esta notícia!