Araçatuba

Cipa da Unip prioriza área da saúde na Sipat 2019

A Unip (Universidade Paulista), de Araçatuba, promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat 2019). Inicialmente os funcionários da institutição, os indicados pela Diretoria do Campus de Araçatuba e os eleitos para a gestão 2019/2020, reuniram-se com o técnico Paulo Silveira, da SESMT ( Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) , para as orientações e treinamento de praxe dos cipeiros e destacar a importância da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para os trabalhadores e para a instituição. Também um momento para avaliar os trabalhos até então realizados na unidade, na gestão da presidente, Rafaela Zahr Beltran Ferracini, e as expectativas do novo gestor, Jaime Vaz de Faria.
Silveira lembrou dos objetivos fundamentais da comissão, ressaltando as ações que deram origem à comissão interna, como a identificação dos riscos do processo de trabalho, elaboração do mapa de riscos, com assessoria do SESMT. Uma das grandes preocupações da CIPA reside na necessidade de elaborar um plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, meta que, segundo o técnico, está entre seus objetivos gerais.

OS TEMAS
A semana começou com a palestra da professora Mariana Fachini Esperança, sobre “Ansiedade”, considerada por especialistas o mal do século e que vêm ganhando espaço entre os transtornos mais sentidos pelo brasileiro. Um levantamento de 2018 da Organização Mundial da Saúde, constatou que o Brasil está no topo, com 9,3% da população manifestando o quadro. Outro transtorno, a depressão, de acordo com a OMS, será até 2020, o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo. No Brasil, cerca de 5,8% da população tem a doença, o que faz do país o campeão de casos na América Latina.
Assuntos desta natureza caracterizaram o evento deste ano, organizado sempre em benefício do trabalhador, como AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), focalizadas Sandra Exaltação, responsável pelo programa DST/HIV/AIDS no município; “Ergonomia” com o professor e fisioterapeuta Fábio Kodama. “Dependência Digital” e o “Benefício Previdenciário de Pensão por Morte”, foram discutidos pelos professores Jônatas Leite de Oliveira e Maruza Rúbia Cavassana Vilera.
A colaboradora Rafaela Ferracini recebeu os agradecimentos e cumprimentos do Professor Hélio Negri, Diretor do Campus, pela gestão encerrada em maio. “Além da disponibilidade do colaborador para assumir a difícil missão de presidir a Cipa, a tarefa exige motivação permanente do grupo e comprometimento de todos para com a instituição”, disse ele. Funcionária da Clínica de Saúde, ela elaborou (com a ajuda de seus pares) uma programação voltada para questões na área da saúde, de interesse dos participantes na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) realizada no período de 20 a 24 de maio de 2019.
Após o encerramento das palestras, os participantes foram recepcionados em uma sala especialmente preparada para um coquetel de confraternização. Todos os palestrantes receberam um certificado da comissão pela excelente colaboração na Sipat de 2019.
A ex-presidente demonstrou preocupação com a implementação e o controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho, visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores. Ainda assim, Rafaela ressaltou que “há ainda muito a fazer”. Nesta semana, membros da nova diretoria iniciaram as visitas aos setores do campus para atualização dos mapas de risco.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Comment here