Araçatuba

Redução do número de vereadores tem votação adiada

Bastante aguardada desde o final da semana passada, proposta que prevê a redução no número de vereadores em Araçatuba para a próxima legislatura teve sua votação adiada por duas semanas, na sessão da Câmara da última segunda-feira.
O adiamento foi acatado pelo plenário a pedido do próprio autor da matéria, o vereador Cláudio Henrique da Silva (PMN). O projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria dele, prevê que, a partir de 2021, o Legislativo tenha 12 vereadores – hoje, são 12.
Durante o dia, houve muita movimentação nos bastidores políticos por causa desse texto. Duas emendas foram apresentadas, porém, foram retiradas de discussão por solicitação dos próprios autores também.
Uma, de autoria da presidente da Casa, Tieza Marques de Oliveira (PSDB), previa uma redução ainda maior na composição do parlamento: que ficasse com apenas onze cadeiras.
Outra, proposta por Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM), ia na contramão do projeto de Cláudio e da emenda Tieza. Defendia o aumento para 19 vagas a partir da próxima legislatura.
Conforme O LIBERAL REGIONAL noticiou no final da semana passada, dos atuais 15 parlamentares, sete defendem o aumento. Além de Cláudio, são eles: Almir Fernandes Lima (PSDB), Arlindo Araújo (PPS), Lucas Zanatta (PV), Beatriz Soares Nogueira (Rede), Carlinhos do Terceiro (SD) e Cido Saraiva (MDB).
O voto contrário já havia sido antecipado por seis: Dunga, Jaime José da Silva (PTB), Alceu Batista de Almeida Júnior (PV), Gilberto Batata Mantovani (PR), Denilson Pichitelli (PSL) e Rivael Papinha (PSB).
Tieza e Flávio Salatino (MDB) não haviam antecipado seus posicionamentos.
Apesar de a maioria se colocar a favor da redução, pelo menos no momento, não há quórum para aprovação. O texto precisa de 10 votos para aprovação.
Cláudio, ao apresentar o projeto, defendeu a necessidade de cortar gastos no Legislativo, especialmente após a repercussão negativa dos altos salários pagos a assessores parlamentares e chefes e gabinetes.
Doze era quantidade de vereadores existente até a legislatura passada. Na atual, houve o acréscimo.

ARNON GOMES
Araçatuba

Comment here