Araçatuba

Na reta final da campanha, equipes vão às escolas para vacinar alunos

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza termina oficialmente nesta sexta-feira (31). De acordo com o mais recente levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na sexta-feira (24), 38.356 pessoas foram vacinadas, o que representa 64% do público total a ser vacinado. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 90% de cobertura vacinal. Diante dos números, a equipe técnica da pasta decidiu adotar a estratégia de levar a campanha às escolas para imunizar os alunos. O trabalho começou nesta quarta-feira e vai até sexta-feira. O Ministério da Saúde informou que a partir do dia 3 de junho, as doses de vacina restantes podem ser aplicadas na população em geral.
De acordo com a secretaria, além da vacinação nas escolas, as unidades básicas de saúde do Pedro Perri e do Umuarama, que atendem até as 22 horas, também estarão ministrando a vacina no período estendido – das 18 às 22 horas. São estratégias adotadas pela pasta para atingir o índice de cobertura nacional.
Conforme boletim divulgado pela Secretaria da Saúde, até o dia 24 , Araçatuba tinha alcançado os seguintes índices de cobertura vacinal: crianças – 54,70%, gestantes – 59,66%, puérperas – 121,00%, trabalhadores da saúde – 59,15%, idosos – 70,14%, professores – 78,06%, pacientes crônicos – 62,03%. Como se observa o menor percentual de cobertura é exatamente de criança. Por isso a decisão de desenvolver a vacinação nas escolas.
A Secretaria de Comunicação Social divulgou a relação de 12 escolas em que o trabalho será feito. No total, há 2.654 alunos para vacinação. Com esta estratégia de ação, a Secretaria da Saúde espera atingir as metas de vacinação.

MINISTÉRIO DA SAÚDE
O Ministério da Saúde reforçou que o público prioritário para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem até o final desta semana, 31 de maio, para se vacinar com exclusividade. “A partir do dia 03 de junho, as doses restantes da campanha ficarão disponíveis para toda a população. Até esta quarta-feira, 44,6 milhões de pessoas que buscaram os postos de vacinação, o que representa 75% da população-alvo”, diz nota do Ministério da Saúde.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, composto por 59,4 milhões de pessoas. Até esta quarta-feira (29), dois estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (94,4%) e Amapá (94,7%). Outros estados estão bem próximos e já ultrapassaram os 85%: Pernambuco (89,6%), Minas Gerais (86,7%), Espírito Santo (85,7%) e Alagoas (85,5%). Já os estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (57,6%) Acre (64,9%) e São Paulo (65,4%). Em todo o país, a campanha permanece com uma estrutura formada por cerca de 41,8 mil postos de vacinação e com a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas.

CASOS DE GRIPE NO BRASIL
Neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 407 casos e 86 óbitos.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza teve início no dia 10 de abril em todo o país. No primeiro momento, foram priorizadas as crianças e gestantes. A vacinação está aberta para todos os públicos desde o dia 22 de abril e encerra no dia 31 de maio.

TRATAMENTO DA GRIPE
Todos os estados estão abastecidos com o fosfato de oseltamivir e devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde. Para o atendimento do ano de 2019, o Ministério da Saúde já enviou aproximadamente 9,5 milhões de unidades do medicamento aos estados. O tratamento deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 48h após o início dos sintomas.

ANTÔNIO CRISPIM
Araçatuba

Comment here