Compartilhe esta notícia!

Uma obra de construção de 7.654 metros de redes de água e esgoto nos bairros Jardim Moreira e Jardim Etharari teve o seu pontapé inicial dado na manhã desta terça-feira, em cerimônia organizada pela Samar – Soluções Ambientais de Araçatuba, empresa concessionária destes serviços na cidade.
O evento contou com a presença do prefeito de Araçatuba Dilador Borges, da vice-prefeita Edna Flor, do Presidente da Samar, Paulo Roberto de Oliveira, além dos vereadores Gilberto Batata Mantovani (PR) e Rivael Papinha (PSB), entusiastas da obra.
Na obra iniciada ontem, a Samar realizará a construção de 3.968 metros de rede de água e outros 3.686 metros de rede esgoto a uma distância de 1,30 metros abaixo do solo. Segundo o diretor técnico da Samar, Rondinaldo Lima, esta obra possibilitará a tão sonhada pavimentação dos dois bairros. “As redes de água e esgoto estão muito superficiais, quando você iria entrar com as máquinas para fazer terraplanagem iria arrancar as redes de água e esgoto e a obra se tornaria inviável”, disse Lima, afirmando que a atual rede de água e esgoto está há apenas 30 centímetros abaixo do solo. “Nós vamos fazer redes novas e vamos retirar as antigas, e isso vai proporcionar com que seja implementada a pavimentação no Moreira e no Etharari”, completou.
Segundo o diretor técnico da Samar, a obra tem um prazo de duração de 4 meses e custará cerca de R$ 2 milhões de investimento, com recursos da própria empresa concessionária.
Para o prefeito Dilador Borges, foi uma irresponsabilidade com o dinheiro público a construção da rede de água e esgoto com apenas 30 centímetros abaixo do solo. O chefe do Executivo araçatubense também pediu paciência aos moradores dos Jardins Moreira e Etharari durante as obras. “Paciência, eu sei que vai ter transtornos, mas tudo que é pra melhorar as vezes tem que piorar. Serão 4 meses de obras e isso até dentro da casa da gente incomoda, tem os transtornos”, disse o Prefeito.
Segundo Dilador, assim que as obras estiverem no final será feita a licitação para escolha da empresa que irá realizar a pavimentação dos dois bairros.
Durante seu discurso, o prefeito afirmou que acabará com as “bandeiras” de campanha de candidatos à prefeitura da cidade. Segundo o mandatário araçatubense, obras como essa nos Jardins Moreira e Etharari, além de outras como o prolongamento da Avenida Pompeu de Toledo, o asfaltamento da Avenida Juscelino Kubitschek, dentre outras, sempre foram utilizadas como bandeira política durante as eleições.
O presidente da Samar, Paulo Roberto de Oliveira, reafirmou o compromisso da empresa com o município. “Hoje nós estamos aqui justamente neste início de obra, que já está pronta e contratada, cumprindo com nossas metas, objetivos e compromissos da Samar com a população de Araçatuba”, afirmou.
Obras Jardim Moreira (10)
COMPROMISSO – Presidente da Samar, Paulo Roberto de Oliveira fala sobre as obras em execução

Obras Jardim Moreira (10)

Moradores estão ansiosos

O asfaltamento nos bairros Jardim Moreira e Jardim Etharari era uma reivindicação antiga da população destes locais. O carpinteiro Douglas Vilela Marques, 30, morador do Jardim Moreira, afirmou estar agradecido à Prefeitura e a Samar pelo início das obras que vão culminar na realização do sonho dos moradores dos dois locais. “Estou agradecido porque está difícil, buraco pra tudo quanto é lugar aqui, vindo esse asfalto agora vai melhorar a qualidade de vida pra todos nós”, afirmou.
Já o aposentado Aloísio Jorge dos Santos, 71, morador do mesmo bairro, lembrou que outras administrações já prometeram estas obras no bairro e não cumpriram. “De tanta promessa que houve, agora até que está dando pra acreditar. Por enquanto nós não podemos duvidar. O pessoal nem vinha mais na reunião porque perdeu a credibilidade”, afirmou.

Obras Jardim Moreira (11)

Serviço passará por 20 ruas e gerará empregos

Para a realização das obras nos Jardins Moreira e Etharari, a Samar contratou a empresa Engescav – Engenharia e Construções Eireli, de Araçatuba. Serão construídos quase 8 km de novas redes de água e esgoto e serão feitos ainda 700 novos ramais de chegada aos imóveis e 43 poços de visita.
Segundo o proprietário da Engescav, José Carlos Oliveira, a obra vai gerar a contratação de 15 novos funcionários. “Está previsto o trabalho com duas equipes, uma na rede de esgoto e outra na rede de água. Nós vamos trabalhar com 15 funcionários a princípio para ver se executa o mais rapidamente possível a obra para evitar transtorno para os moradores dos bairros aqui”, disse.
No Jardim Moreira as obras de instalação das novas redes de água e esgoto vão passar pelas seguintes ruas: Aristides Celloni, Younes Anis Youssef, Luis Carlos Dini, José Sanches Júnior, José Guerra, Gláucia Helena da Silva, Luiza Badaró, João Barbosa, David dos Santos Esgalha, Evaristo dos Santos, Frei Antônio Galvão, João Manarelli, Mariana Zonta, Ângela Favi, Iolanda Costa, além do prolongamento da Avenida Cáfé Filho.
Já no Jardim Etharari estarão no cronograma da obra as ruas: Jesuíno Ribeiro, Elisabete Benante, Zulmira Rodrigues, além dos prolongamentos da Rua Antônio Gaeta e da Rua Meradio Frazatti.

a1 jardim moreira

DIEGO FERNANDES
ARAÇATUBA


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Cidade Legal entrega 27 títulos de propriedade para famílias de Aracanguá

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO ARAÇATUBA A Secretaria Estadual da Habitação, por meio…