Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

O governo federal quer patrocinar, até o fim deste ano, quatro grandes eventos artísticos, de caráter regional, em Araçatuba, até o fim deste ano. A informação foi passada pelo ministro da Cidadania-Cultura, Osmar Terra, durante entrevista, ontem à tarde, quando esteve na cidade para inaugurar a Estação Cidadania, no Jardim Atlântico.

O representante do governo Jair Bolsonaro (PSL) disse que irá propor ao prefeito Dilador Borges (PSDB) a realização de eventos artísticos e culturais no local, com patrocínio da União. Segundo ele, serão festivais de audiovisual, dança, teatro e música. “Iremos apoiar com as leis de incentivo federal”, afirmou. “Vamos descobrir talentos que estão escondidos na população. Hoje, todo mundo pode virar um artista com um smartphone na mão”, declarou o ministro, ressaltando até a possibilidade de produções regionais concorrerem a prêmios nacionais.

Se depender do ministro a Estação Cidadania tem tudo para se consolidar, em pouco tempo, como a principal praça cultural e esportiva de Araçatuba. Terra colocou o ministério que comanda a disposição de Dilador para a apresentação de projetos a fim de ampliar o local.

“Temos todo interesse em descentralizar a prática de esporte e cultura. Vou oferecer ao prefeito a ampliação desse complexo, com instalação de novos equipamentos. O objetivo é oferecer uma estrutura esportiva, na área social, espaço para a juventude e também campo futebol, pista de atletismo… Vamos agregar. Vamos dar equipamento digital para cinema. Então, se for de interesse do município, vamos proporcionar recursos”, afirmou.

Antes chamado de PEC 3000 (Praça dos Esportes e Cultura), o espaço teve recentemente seu nome modificado justamente para ir ao encontro destes planos da nova gestão do Palácio do Planalto. A obra teve sua primeira ordem de serviço assinada em março de 2012, mas foi interrompida em agosto de 2014, com cerca de 50% do prédio construído, porém sem equipamentos comprados ou instalados. Na ocasião, a construtora que realizava o serviço alegou dificuldades financeiras e abandou o trabalho, deixando o prédio parcialmente pronto. Em 31 de março de 2017, já sob a gestão de Dilador, a Prefeitura firmou acordo com a Caixa Econômica Federal para terminar a construção da praça. A nova ordem de serviço foi assinada em 8 de novembro daquele ano para a empresa Kairós Construções e Empreendimentos Fernandópolis, vencedora de licitação, executar o que faltava. A obra resultou de parceria do governo federal com o município. No total, Araçatuba recebeu cerca R$ 2 milhões do governo federal e entrou com contrapartida no valor de R$ 532.780,14.

Para a festa de inauguração, a Estação Cidadania recebeu ainda visita da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo Bolsonaro no Congresso Nacional. Além dela, estavam presentes a vice-prefeita Edna Flor (PPS), vereadores, secretários municipais e prefeitos de municípios da região.

Não faltavam crianças e moradores do Jardim Atlântico, que já aproveitavam a estrutura da estação para passar uma tarde diferente, conhecendo um espaço com brinquedos, sala de informática, biblioteca e áreas de lazer.

 

População pode se inscrever para oficinas a partir de amanhã

Além dos espetáculos anunciados pelo ministro, a Estação Cidadania também oferecerá oficinas gratuitas para a população em diferentes áreas. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Maria Cristina Domingues, a estação contará com a junção de três setores da Prefeitura: além da secretaria por ela comandada, as pastas de Cultura e Esportes. “Todas as atividades realizadas aqui estarão vinculadas a uma dessas secretarias”, disse.

Já há uma grade de programação definida de segunda-feira a sábado. De segunda a sexta-feira, o espaço funcionará das 9h às 21h e, no sábado, entre 8h e 18h. Ela informou que as atividades oferecidas no local já estarão com as inscrições abertas a partir desta segunda-feira. “Qualquer pessoa pode vir fazer sua inscrição. Vindo aqui, a pessoa conhecerá a grade de atividades e, na outra segunda-feira, começarão os cursos”, explicou a secretária.

Entre os cursos oferecidos, estão opções nas áreas de prática esportiva, leitura, computação, preparação para concursos, meditação, yoga, ginástica, skate, xadrez, entre outras. A escola municipal, o Cras (Centro Referência e Assistência Social) e da UBS (Unidade Básica de Saúde) da localidade também oferecerão atividades no espaço.

Maria Cristina acredita que o teatro ali existente já seja o maior da cidade, com capacidade de 200 pessoas, e com qualidade audiovisual superior aos demais. Já a biblioteca tem cerca de dois mil livros. Ela destacou, por fim, que a estação não será apenas para o Atlântico, mas para os moradores de bairros próximos e toda a população.

a3 ministro1.jpg


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Araçatuba

Veja também

Para desburocratizar atendimento ao produtor rural, Sefaz implanta o Cadastro Eletrônico

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – CAMPO GRANDE Para viabilizar a modernização cadastra…