Araçatuba

Cooperativa intensifica ações na Semana Nacional de Educação Financeira

Os colaboradores da cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP vão aplicar oficinas gratuitas de educação financeira nas cidades que possui agência. As ações começam semana que vem, aproveitando a 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, também conhecida como Semana ENEF, realizada anualmente pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para estimular o debate sobre o tema na sociedade.
O conceito da instituição neste ano será “#Fiquenoverde – Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”. A Semana ENEF acontece entre 20 e 26 de maio, período em que o Sicredi vai intensificar suas ações em todo o País e no ambiente virtual. Interessados devem procurar as agências do Sicredi para consultar agenda e oportunizar o tema com seus grupos na região. A Sicredi tem agências em várias cidades da região, como Araçatuba, Birigui, Penápolis e outras.
Segundo Américo Stuhr Pechy, presidente da cooperativa, além de disseminar o tema educação financeira, o Sicredi pretende ampliar sua participação na Semana Nacional de Educação Financeira, que em 2018 impactou mais de 72 mil pessoas, sendo 1.616 só na região da alta noroeste. “Educação financeira é uma bandeira para o Sicredi, pois é muito relevante que haja um aumento da consciência sobre a importância de ter uma vida financeira equilibrada”, afirma.
As iniciativas programadas pelo Sicredi para o período têm o objetivo de atingir colaboradores, associados, jovens e, especialmente, famílias com crianças e adolescentes, pois um dos objetivos deste ano é destacar quanto o conhecimento a respeito da administração de gastos pode trazer de benefícios se o tema fizer parte do nosso dia a dia desde a infância.
Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o Sicredi realiza o projeto “Cooperação na Ponta do Lápis”, criado em 2017 para levar oficinas gratuitas de educação financeira. A ação envolve colaboradores voluntários das cooperativas de crédito, que são capacitados com conteúdo baseado no Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central. Somente nesses três estados, são mais de mil voluntários preparados para multiplicar informações sobre como fazer bom uso do crédito, evitar as dívidas e planejar o futuro financeiro com mais sustentabilidade.
Outra grande parceria do Sicredi é com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), que traz os personagens da Turma da Mônica de volta aos gibis para falarem de educação financeira de forma leve e divertida. Os gibis são distribuídos gratuitamente pela instituição em diversas agências espalhadas pelo Brasil. A nova série em quadrinhos também deu origem a três vídeos animados da Turma da Mônica que estão disponíveis nas redes sociais do Sicredi.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Comment here