Home Cidades Araçatuba FEA promove atividades para lembrar o Dia de Luta Antimanicomial

FEA promove atividades para lembrar o Dia de Luta Antimanicomial

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

Os alunos do curso de Psicologia da FAC-FEA promovem no próximo dia 18 de maio uma série de atividades para lembrar o Dia da Luta Antimanicomial, movimento de amplitude nacional criado em 1987.
As atividades terão início às 13h, com apresentação de documentário sobre o tema, produzido pelos próprios alunos, além de uma apresentação teatral e exposição de poesias baseadas nos pressupostos da luta antimanicomial.
Em seguida, haverá fórum de discussão sobre Saúde Mental (FEA Forum) com a presença dos médicos psiquiatras Dr. Leandro Zonta Burgarelli e Dra. Maria Carolina Ferreira Lippe, com mediação da professora mestre Simone Pantaleão Macedo.
Todas as apresentações serão realizadas no auditório da Faculdade. Após a palestra, os alunos promoverão uma série de atividades relativas ao evento no Araçatuba Shopping, incluindo a distribuição de panfletos e apresentação teatral, visando conscientizar a população dos direitos que os indivíduos com transtornos mentais possuem e da importância de sua inclusão na sociedade.
As atividades relativas ao Dia da Luta Antimanicomial são realizadas pela FAC-FEA desde 2003, com professores e centenas de alunos ao longo desses anos se envolvendo em projetos, seminários, discussões temáticas, palestras, oficinas realizadas diretamente com os portadores de transtornos mentais, TCCs (Trabalho de Conlusão de Curso) e artigos científicos.
A Luta Antimanicomial é um movimento que surgiu no dia 18 de maio de 1987, com objetivo de humanizar os serviços psiquiátricos, conscientizar a população dos direitos que os indivíduos com transtornos mentais possuem e incluí-los socialmente.
Pensando nisso, juntamente com a disciplina Psicologia e Saúde, as turmas do 5º semestre diurno e noturno desenvolveram projetos que visam lembrar a importância de serviços mais humanitários e da atenção psicossocial para os indivíduos com transtornos mentais e/ou dependência química.

Agenda:
12h às 13h – Coffee break com a Residência Terapêutica.
13h às 15h – FEA Fórum com apresentação na íntegra do documentário, intervenções e a presença dos Psiquiatras convidados: Dra. Maria Carolina e do Dr. Leandro.
16h – Intervenções no Araçatuba Shopping.
Todos os eventos são gratuitos e abertos à toda população de Araçatuba e região.

DA REDAÇÃO
Araçatuba


Compartilhe esta notícia!