AraçatubaBrasilCidadesMundoPlantão Policial

Quase três mil presos deixarão unidades prisionais nesta semana na região

Vitor Moretti – Araçatuba

Por conta do Dia das Mães, comemorado no próximo dia 12 de maio, nesta semana detentos de todas as unidades prisionais do estado começam a deixar as unidades prisionais pelo benefício da saída temporária. Somente na região de Araçatuba, quase três mil presos foram beneficiados.
De acordo com informações apuradas pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, os detentos começam a deixar as cadeias na terça-feira (07). O último grupo deve retornar até o dia 15 de maio. A expectativa é a de que entre 2.500 a 2.800 presos deixem as celas de diversas penitenciárias da região de Araçatuba.
O primeiro grupo já tem direito ao benefício depois de amanhã. Os presos da Penitenciária de Avanhandava, das três unidades de Lavínia e do Centro de Detenção Provisória de Nova Independência. Este último, segundo o que foi levantado pela reportagem, também está na lista, já que muitas vezes os presos permanecem na unidade por mais tempo, até que a vaga dele saia em alguma penitenciária. Os custodiados deverão retornar até o dia 13 de maio, um dia depois do Dia das Mães.
O segundo grupo deixará as Penitenciárias 1 e 2 de Mirandópolis, do Centro de Ressocialização de Araçatuba, do Centro de Progressão Penitenciária e da Penitenciária de Valparaíso na quarta-feira, dia oito de maio. Eles deverão retornar até o dia 14 do mesmo mês.
Já os detentos do regime semiaberto da Penitenciária de Mirandópolis, do Centro de Ressocialização de Birigui, do CR de Lins e das penitenciárias de Getulina e de Andradina irão ganhar o benefício da saidinha a partir do dia nove de maio, quinta-feira. Eles serão o último grupo a voltar para a cadeia, já no próximo dia 15.
Tem direito à saída temporária o preso que cumpre pena em regime semiaberto, que até a data da saída tenha cumprido um sexto da pena total se for primário, ou um quarto se for reincidente. Tem que ter boa conduta carcerária, pois o juiz, antes de conceder a saída temporária, consulta os diretores do presídio.

FALTAS
O preso que praticou falta leve ou média só poderá ter saída temporária após a reabilitação da conduta. A conduta estará reabilitada em 30 ou 60 dias, de acordo com o Regimento Interno do Presídio.
Praticada falta grave, o preso do semiaberto perde o direito à saída temporária, e além da punição administrativa (isolamento celular ou restrição de direitos), será regredido ao regime fechado.
O preso também perde o direito à saída temporária caso retorne fora do horário, injustificadamente. Caso não tenha condições de retornar no horário determinado, o preso deverá avisar imediatamente o diretor-geral do Presídio, por telefone, quanto às dificuldades para retornar, e quando apresentar-se no Presídio deverá levar junto dados e documentos que provem o motivo do atraso, como, por exemplo, atestado médico (se estiver doente).
Além disso, o preso que está em saída temporária deverá manter o mesmo comportamento que tem dentro do Presídio ou no trabalho externo. Não se pode esquecer que o preso é beneficiado com a saída temporária para estudar ou visitar a família sob certas condições.
Assim, o preso em saída temporária não pode frequentar bares, boates, embriagar-se, envolver-se em brigas, andar armado, ou praticar qualquer outro ato que seja falta grave, como, por exemplo, a prática de delitos.

SEGURANÇA
Por se tratar de uma data de grande expectativa para os lojistas, já que o Dia das Mães é uma das melhores datas para vendas, a segurança será reforçada nessa semana em locais com grandes aglomerações de pessoas. O Calçadão de Araçatuba será um desses pontos, já que além de reunir muitas lojas, também acolhe diversas agências bancárias.
A Polícia Militar contará com um efetivo maior nas ruas para reforçar a sensação de segurança à população e evitar que os delitos, principalmente, roubo e furto ocorram nos dias que antecedem as datas.
Equipes da Guarda Civil Municipal também irão prestar ajuda na segurança na área central. Atualmente, o Calçadão do município conta com diversas câmeras de segurança que ajudam no monitoramento, além de patrulhamento com agentes de bicicleta, o que facilita e colabora para que os delitos sejam cometidos e, caso aconteçam, as equipes conseguiam chegar até a vítima com mais rapidez e agilidade.

Comment here