AraçatubaCidades

Expectativa por aumento nas vendas é grande para o Dia das Mães

Heloisa Alves – Araçatuba

S egundo período em que o comércio mais fatura, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães é aguardado com boas expectativas em toda a região. Comemorada no segundo domingo de maio, a data serve vira motivo também para se presentear a avó, a tia ou até mesmo uma pessoa com quem não se tem laço sanguíneo, mas se tem o amor maternal.
Afinal, apesar de todo o carinho que se pode dar durante o ano inteiro, presentes são bem-vindos e, com isso, o comércio, especialmente de roupas, sapatos, joias e perfumes, é o mais procurado. Há aqueles que gostam de “exagerar” nos presentes como forma de retribuir aquela que sempre ofereceu o seu cuidado e amor.

VARIEDADE
No comércio de todas as cidades da região, é possível encontrar algo que agrade a todos, inclusive o bolso. O presidente da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba), César Braga, diz que já foi possível perceber um aumento nas vendas desde o início de abril, quando acabam pagamento de IPVA e IPTU, compra de materiais escolares, entre outros gastos do início do ano.
“Se conseguirmos um aumento de 4% nas vendas este ano em comparação com 2018, já estará ótimo. É uma data de muito apego, então, todos acabam comprando algo para presentear a mãe”, explica.
Além das promoções disponíveis na maioria das lojas do Calçadão de Araçatuba, a Alca prepara uma ação especial para o sábado, dia 11, que antecede o Dias das Mães. “Vamos distribuir bombons para as mães que estiverem presentes aqui no Calçadão, a partir das 9h”, destaca.
“Aqui no Calçadão nós temos a Bike Patrulha, da Guarda Municipal, o apoio da própria Guarda Municipal, da Polícia Militar e temos também seguranças particulares, tudo isso para o consumidor se sentir seguro durante o seu momento de compra. Nós, comerciantes, estamos esperando todos de braços abertos”, finaliza.
Já em Birigui, a expectativa é mais moderada quanto ao amento de vendas, conforme a gestora da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Josiane Mendes. Como forma de aquecer o comércio para esta data, a associação e alguns lojistas estão realizando promoção para os clientes que fizerem as suas compras nas lojas participantes. Outro atrativo é um show, que a Acib vai promover em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura e Lazer no sábado, dia 11, na Praça Dr. Gama.
Já a Acia (Associação Comercial de Andradina) espera um crescimento de 2% a 2,5% este ano em comparação com as vendas de 2018. A associação ainda informa que, com isso, o movimento do comércio na data deve registrar resultado positivo pelo terceiro ano consecutivo após as quedas observadas em 2015 e 2016 (-1,2% e -4,6%, respectivamente).
Apesar dessa expectativa, o valor deve ser inferior aos 4% registrados em 2018.
No estado do Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas, o presidente da Acitl (Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas), Fernando Jurado, explica que a economia local tem registrado baixa dinâmica no primeiro quadrimestre de 2019.
“Os comerciantes estão esperando bons resultados com as vendas nesta data para amenizar as perdas registradas até aqui”, afirma. Assim como em outras cidades, Fernando destaca que a associação está promovendo uma campanha. “A campanha ‘Mamãe Preferida’ vai premiar consumidores que prestigiarem o comércio local na hora de comprar o presentear a mamãe”, destaca.

SERVIÇO:
O comércio de Araçatuba funcionará em horários diferenciados durante o fim de semana do Dia das Mães. Na quinta-feira, dia 9, e sexta-feira, dia 10, as lojas irão abrir às 9h e fechar às 22h; já no sábado, dia 11, o comércio funcionará das 9h às 18h.
Em Birigui, o comércio estará aberto, na sexta-feira, dia 10, das 9h às 22h e, no sábado, dia 11, das 9h às 16h. Andradina terá o mesmo horário na sexta-feira; já no sábado, fica até as 18h.
Já em Três Lagoas, o Sindicato dos Empregados do Comércio ainda não definiu o horário para o funcionamento do comércio durante a semana do Dia das Mães.

Comment here