Home Cidades Araçatuba Dia D de vacinação contra a gripe movimenta UBS de Araçatuba

Dia D de vacinação contra a gripe movimenta UBS de Araçatuba

6 tempo de leitura
0
0
55

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Neste sábado (4) ocorreu o Dia D de Vacinação contra a gripe em todo o país. Em Araçatuba, todas as Unidades Básicas de Saúde receberam munícipes pertencentes aos grupos prioritários ao longo de todo o dia.
O papai Lucas Nunes, de 29 anos, morador do Bairro Ezequiel Barbosa, aproveitou o Dia D para levar o seu filho, Lucca Antônio, de 4 anos, para tomar a vacina, ainda no período da manhã. A principal preocupação dele, claro, é com a saúde do garoto. “É sempre importante trazer né, para ele não ficar doente e ficar bem imunizado contra essa gripe. É importante trazer ele para tomar a vacina sempre no dia certo”, comentou Nunes em conversa com a nossa reportagem.
Durante a manhã, o Prefeito Dilador Borges e a Secretária Municipal de Saúde da cidade, Carmen Silva Guariente, visitaram a UBS do Bairro São José, conversaram com a população, com as equipes de vacinação, e falaram com a imprensa sobre a importância da imunização.
A secretária Carmem Guariente ressaltou que é importante se vacinar antes da chegada do frio. “É importante vacinar o quanto antes porque o frio é a época que tem maior transmissão da gripe. Nós já tivemos 81 óbitos no Brasil por gripe, precisamos nos prevenir”, afirmou.
Segundo a SMS, a meta de vacinação em Araçatuba é de 58.100 pessoas. Até o último dia 2 de maio, 14.182 pessoas haviam sido vacinadas, o que dá um percentual próximo de 30% de cobertura. A maior cobertura dentre os grupos prioritários é entre as puérperas. “Essa mulher que teve bebê há pouco tempo vem ao Centro de Saúde para trazer o seu filho para os primeiros cuidados e já aproveita para se vacinar. O que nos preocupa são as próprias crianças até 6 anos, porque na campanha passada foi o grupo de menor cobertura e até agora está apenas com 26% de cobertura”, alertou a titular da pasta da Saúde de Araçatuba.
A vacina contra a gripe segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde até o final do mês de maio. Priscila Cestaro, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, afirmou que a imunização ocorre contra três tipos de vírus. “A vacinação dá cobertura contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza Tipo B. É uma vacina trivalente. E estes sorotipos são os mais graves”, informou.
O prefeito Dilador Borges ressaltou em conversa com a reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL a importância de se vacinar. “É muito chato ficar na cama, gripado, com mal-estar, e uma simples vacina resolve estas questões. Ela evita sofrimento, principalmente para as crianças e para nós, idosos”, ressaltou o chefe do Executivo.
Quem deve se vacinar
Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
Profissionais das forças de segurança e salvamento também passaram a fazer parte do público-alvo da campanha neste ano.

 

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…