Araçatuba

Dia do Ribeirão Baguaçu é marcado com palestra e visita

A Samar realizou nesta segunda-feira (22), atividades para comemorar o Dia do Ribeirão Baguaçu, o principal manancial de abastecimento da cidade. Cerca de 50 alunos da EMEB José Machado Neto, do bairro São José, e convidados participaram da palestra do engenheiro civil, Rodrigo Cella, membro da Associação do Grupamento Ambientalista (AGA Brasil), que falou sobre a importância da mata ciliar e a preservação das nascentes. “A única maneira de preservar a água é plantando árvores”, destacou. A palestra também teve a participação de outros integrantes da AGA que, com brincadeiras, mostraram para as crianças como as árvores conseguem proteger os rios.
Após a palestra, as crianças visitaram às margens do Baguaçu. Na ocasião, o Comissário Geral da ARDAEA, Márcio Saito, falou da importância do manancial.
Os convidados conferiram a exposição fotográfica com o tema “Reflexão das Águas”, produzida pelos alunos do curso Técnico em Publicidade do Senac de Araçatuba. As fotos mostram imagens do Ribeirão Baguaçu, do ponto de captação, na sede da Samar, tratamento da água e trechos do rio no perímetro urbano.

RIBEIRÃO BAGUAÇU
O Dia do Baguaçu foi instituído em Araçatuba pela Lei Municipal 5.939/2001 e é comemorado no dia 22 de abril. Desde que assumiu os serviços no município, a Samar realiza ações de preservação do Baguaçu, o principal manancial que abastece 60% da cidade.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Comment here