Araçatuba

Começa segunda fase da vacinação contra gripe

Nesta segunda-feira (22) teve início a nova fase da Campanha nacional de vacinação contra a Influenza. Até o último dia 19, o calendário do Ministério da Saúde determinava a vacinação específica de crianças (de 6 meses até 5 anos) e gestantes. Mas, a partir desta data, as doses passam a ser ministradas também em todos os grupos prioritários.
Entre o público alvo, além das crianças e gestantes, estão ainda os idosos a partir de 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas, jovens sob medidas socioeducativas; presos e funcionários do sistema prisional e indígenas.
Durante a campanha de imunização contra a gripe, que ocorre em todo Brasil até 31 de maio, será feita ainda a atualização da Caderneta de Vacinação para que estivem em atraso com qualquer vacina. A vacina está disponível nas unidades de saúde, gratuitamente, no horário das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira. É fundamental a apresentação da carteirinha.
A vacina é segura e oferece proteção a vários tipos de vírus Influenza, por isso a vacinação dos grupos de risco é fundamental para que sejam evitadas complicações ocasionadas pela gripe.
O Dia Nacional de Mobilização, chamado “Dia D”, será realizado em 04 de maio, um sábado. Na oportunidade todas as unidades de saúde estarão abertas das 08h às 17h para vacinação da comunidade.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Comment here