AraçatubaCidades

Abrigo Ismael completa 98 anos de assistência às idosas

Heloisa Alves – ARAÇATUBA

Em 21 de abril de 1921, era fundada a União Espírita Paz e Caridade, que atualmente é conhecida como Abrigo Ismael, um lar para idosas. O espaço foi fundado por Gedeão Fernandes de Miranda, após José Sanches Gusman fazer a doação do terreno para a construção do abrigo. Entidade e apoadores já estão planejando as comemoraões do centenário, em 2021.

De inicio o local atendia pessoas enfermas, que vinham de estados vizinhos em busca de atendimento. Atualmente o abrigo acolhe somente mulheres. Hoje, 20 idosas, são acolhidas pelo Abrigo Ismael.

A enfermeira Lorena de Sousa Picolin, que trabalha há quatro anos no abrigo, conta que na área da saúde uma das grandes dificuldades é parte médica especializada, já que o atendimento é feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e na maioria das vezes os agendamentos acabam demorando mais do que o esperado. “Quando existe uma necessidade de emergência, a gente acaba levando no particular”, explica Lorena de Sousa.

A enfermeira ainda destaca que de 20 idosas, apenas uma minoria tem a família presente.

Cícera Bernardo dos Santos, auxiliar geral, que trabalha no Abrigo Ismael há 16 anos, explica que o abrigo se mantém com doações de pessoas que são feitas mensalmente, eventos organizados pela entidade como “Feijoada”, “Pizza” e “Festa Junina”, verba do Estado, aposentadoria das idosas e um bazar.

“Eu me sinto muito gratificada, sou apaixonada pelo abrigo e pelas idosas. Estou aqui há 16 anos e me sinto realizada”, conta Cícera sobre o seu sentimento pelo lar que abriga senhoras.

Além dos eventos que o próprio abrigo promove algumas outras entidades também promovem eventos para contribuir com o funcionamento do abrigo. O Rotary Club de Araçatuba está realizando um almoço beneficente em prol do Abrigo Ismael, que acontecerá no último domingo do mês, dia 28 de abril, no salão Rotary Clube.

A aposentada Maria Helena Vieira, 81 anos, está no abrigo há mais de um ano e não tem nenhum familiar. Ela conta que chegou ao abrigo de livre e espontânea vontade. “Não tenho família, as pessoas com quem eu morava já morreram, por isso vim para cá. Não tenho filhos, nunca casei”, explica a aposentada.

Ela ainda fala que as pessoas do abrigo são como uma família, a idosa que está aprendendo a ler e escrever diz que para ela, o abrigo é muito bom. “Todo mundo aqui se ajuda. E quem puder fazer doações deve fazer aqui todo mundo luta muito para as velhas. Velho fica doente, velho dá trabalho e as pessoas aqui lutam muito”.

BAZAR

O bazar da instituição funciona às quintas-feiras, das 14h às 16h e aos domingos das 9h às 10h30. Além das doações de roupas, calçados e objetos em bom estado, para o funcionamento do bazar é necessário a ajuda voluntária para o atendimento das pessoas. Com o serviço voluntário o bazar poderá funcionar em mais dias da semana e com isso, vender mais coisas, o que contribui financeiramente para o funcionamento da instituição.

DOAÇÕES

Apesar do Abrigo Ismael receber ajuda do Estado e a aposentadoria das idosas, a entidade necessita de doações para se manter. A doação financeira é mais necessária, e pode ser feita através da Nota Fiscal Paulista.

No caso de doações através de Nota Fiscal Paulista, é necessário realizar um cadastro antes, no próprio site da Nota Fiscal. Primeiro é feito o cadastro no site, em seguida ir em “Doar Cupons com CPF”, após é só escolher o Abrigo Ismael como o beneficiário, colocando o CNPJ da instituição e finalizar com a escolha da periodicidade das doações, que atualmente é de 2 anos o máximo.

Outro meio de doar é através de depósito bancário. Para isso, é necessário entrar em contato com abrigo para que obter os dados da conta. A instituição também necessita da doação de leite integral, nesse caso, a doação pode ser feita diretamente no abrigo. Produtos de higiene pessoal como escova de dentes, desodorante, sabonete e creme dental também são bem vindos.

Doação não é só dinheiro, mas também amor e carinho. Como muitas das idosas não conta com a família, elas acabam não recebendo visitas, e esse é um outro tipo de doação. É possível “adotar” uma senhora e fazer visitas para a mesma.

O Abrigo Ismael fica localizado na rua Marcílio Dias, 129, bairro São Joaquim. Telefone para contato: (18) 3623-3408.

 

Comment here