Araçatuba

Procon Araçatuba divulga ranking de reclamações de 2018

O Procon Municipal de Araçatuba, em virtude da comemoração do Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15), torna público o Cadastro de Reclamações Fundamentadas referente ao ano de 2018.
De acordo com o levantamento, emitido em 13 de março de 2019, o Procon de Araçatuba realizou 3.281 atendimentos ao longo do ano passado. O conteúdo do cadastro apresenta o número de reclamações fundamentadas atendidas e não atendidas pelos fornecedores reclamados, no períiodo total de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2018.
Na estatística de Atendimento e Reclamações por Área, os maiores apontamentos dos araçatubenses são para assuntos financeiros (32%), serviços essenciais (29,29%) e produtos (24,02%). Saúde (1,65%), habitação (2,47%) e alimentos (0,21%) são os menores. De 3.281 atendimentos, 1.034 foram de reclamações.
O Top 10 de empresas com mais reclamações são de telefonia e internet, com os três maiores e mais destacados índices, tanto em reclamações atendidas como as não atendidas, seguidas por supermercado, banco e lojas de variedades. Prestadora de serviços de água e esgoto e construtora também figuram nos gráficos, porém com os menores números.
Segundo Carlos Eduardo B. Spegiorin, diretor do Procon Araçatuba, a publicação anual do Cadastro de Reclamações Fundamentadas é obrigação de todos os órgãos de defesa do consumidor, conforme previsto no art. 44 da Lei 8.078/90, e visa garantir aos Consumidores o direito a informação assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, bem como maior respeito e segurança nas relações de consumo.
O Procon informa que o lançamento do cadastro estadual completo, com dados da Fundação e dos 48 municípios que participam este ano, será feito nesta sexta-feira (15), e estará então disponível no site http://www.procon.sp.gov.br.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

 

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