Home Cidades Araçatuba Após três dias de falta d’água, prefeito cobra ações para que população não fique prejudicada

Após três dias de falta d’água, prefeito cobra ações para que população não fique prejudicada

9 tempo de leitura
0
0
34

Três dias de falta d’água em vários bairros de Araçatuba. Este foi o prejuízo causado aos moradores em virtude de serviços de substituição de redes adutoras feitas pela Samar (Soluções Ambientais Araçatuba). A situação levou o prefeito Dilador Borges (PSDB) a exigir uma revisão no plano de contingência da concessionária, ontem de manhã. A empresa se comprometeu a fazê-lo, durante reunião de seus membros com representantes da agência reguladora Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), o chefe do Executivo e vereadores.
O transtorno começou no sábado, pegando moradores do bairro Umuarama, em Araçatuba, de surpresa. Perto do horário do almoço, eles reclamavam de falta d’água em pleno fim de semana e em dia de calor. O problema, porém, não atingia só aquela localidade. Era recorrente em todos os bairros vizinhos: Concórdia, Panorama, Alvorada, Pinheiros, Vicente Grosso, João Batista Botelho e condomínios Royal Boulevard e Alphaville.
O incômodo estava ligado à manutenção emergencial para reparo na rede adutora localizada na avenida Odorindo Perenha, no cruzamento com a avenida Umuarama. A manutenção, segundo a Samar (Soluções Ambientais Araçatuba), provocou interrupção da distribuição de água do reservatório Panorama até as 14h.
De outro lado da cidade, problema semelhante ocorria. Mais onze bairros na seca: Jussara, Morada dos Nobres, Esplanada, Ouro Preto, Claudionor Cinti, Clóvis Picoloto, Lago Azul, Iporã, Vila Toscana, Jardim Moreira e Nobreville. Tudo por causa de uma manutenção emergencial também: no caso, no bombeamento do poço profundo que abastece o Sistema Jussara. Inicialmente, a previsão era de que tudo, naquela região, estivesse normalizado, até a manhã de domingo. Porém, o transtorno se estendeu até ontem. Logo no começo da manhã dessa segunda-feira, a Samar distribuía comunicado, informando que os trabalhos ainda continuavam no Sistema Jussara.
No texto, a justificativa da demora: “No final de semana, tivemos que realizar a substituição da bomba do poço que alimenta o sistema porque queimou na última sexta-feira. No sábado, nova peça foi recolocada, porém, não apresentou o desempenho esperado. Um novo equipamento foi instalado e está operando abaixo da capacidade de vazão, conseguindo abastecer, desde ontem (domingo) à noite, os bairros: parcial do Jussara, Ouro Preto, Iporã e Vila Toscana”. Para as 19h de ontem, estava prevista nova troca de bomba, com previsão de normalização do abastecimento durante a madrugada desta terça-feira.
Enquanto a solução não se concretizava, o dia foi marcado por constantes interferências no abastecimento nos bairros Claudionor Cinti, Moreira, Morada dos Nobres, Esplanada, Guanabara, Pedro Perry, Nobre Ville e Lago Azul.
Os moradores só não ficaram totalmente sem água porque, ao longo do dia, três caminhões-pipa atenderam as localidades afetadas. Um veículo ficou em frente ao Corpo de Bombeiros, na rua Lions Clube, no bairro Morada dos Nobres; outro, entre as ruas Antonio Bazarqui Primo e Antonio Eufrásio Toledo, no Claudionor Cinti; e, por fim, em frente à Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Antonio Rodrigues Martins Neto, no bairro Lago Azul.
Ainda no sábado, a concessionária realizou substituição de registro de rede na rua Pedro de Toledo, o que também afetou o abastecimento dos bairros próximos.

Samar fala em ‘fatalidade’; Dilador defende ação emergencial

O problema no sistema de abastecimento do Jussara, que foi mais duradouro, motivou a reunião da manhã dessa segunda-feira no Paço Municipal. Segundo nota enviada pela Prefeitura na tarde de ontem, após várias discussões, a reunião terminou com a exigência da administração municipal do plano de contingência.
“Determinamos, junto à agência reguladora e à Samar, que haja uma revisão no Plano de Contingência e que um novo parâmetro de riscos e providências seja estabelecido para que evitemos outra ocorrência como esta”, disse o prefeito Dilador Borges. “Reconhecemos a responsabilidade da empresa e a qualidade de seus serviços, mas entendemos que esse fato, por mais que tenha sido a primeira vez que aconteceu, deva ser evitado e que haja infraestrutura capaz de prestar socorro emergencial, para que nossa população não fique desamparada.”
O diretor técnico da Samar, Rondinaldo Lima, classificou o ocorrido como “fatalidade”, mas fez previsão otimista. “O plano de contingência foi feito com base no histórico de problemas e capacidades locais e do sistema, mas foi superado por uma sequência de fatores, que ocorreram em ritmo e proporção nunca antes registrada, tanto naturais como de coincidências de falha mecânica, mas não humana. A empresa se responsabiliza por trabalhar intensamente para restabelecer a totalidade do abastecimento e garantirá, já de imediato, a provisão de duas bombas reservas para socorro do sistema”, promete.

ARNON GOMES
Araçatuba

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…