AraçatubaBrasilCidades

Prefeitura quer parcerias parta recuperar canteiro da avenida dos Estados

ARNON GOMES – Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba irá tentar parcerias para agilizar a recuperação dos canteiros da avenida dos Estados. A informação consta em resposta encaminhada pela gestão do prefeito Dilador Borges (PSDB) à Câmara Municipal na última segunda-feira (25), após requerimento de autoria do vereador Lucas Zanatta (PV).
O parlamentar do Partido Verde questionava a existência de possíveis irregularidades no solo e danos à pavimentação asfáltica da via, no trecho compreendido entre as ruas Mato Grosso e São Paulo, que teriam sido causados pelas raízes de uma árvore plantada no canteiro central.
No documento em que responde o pedido de informações, a administração municipal reconhece o problema. Diz que é possível notar que, ao longo dos anos, a arborização implantada afetou guias de sarjeta e asfalto. Porém, faz uma ponderação: “Não existem evidências para afirmar danos às casas vizinhas, à rede de água ou esgoto”.
A gestão tucana afirma que vem realizando esforços no sentido de angariar adotantes para os canteiros da avenida dos Estados, a exemplo do que ocorre na avenida Brasília. A mesma mobilização, diz a Prefeitura, será feita em outros espaços verdes da cidade. Nessas parcerias, empresas adotantes ganham, em troca, o direito à exploração publicitária gratuita no local. Dessa forma, explica o município, será possível garantir os “devidos cuidados paisagísticos” em diferentes avenidas de Araçatuba.
Enquanto as parcerias não se consolidam, as principais ações promovidas pelo poder público no local consistem na realização de ações pontuais de manutenção no canteiro da avenida realizadas pela Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos). No dia 4 de setembro do ano passado, a Sosp iniciou a recuperação de guias e sarjetas do canteiro central da avenida.
Em reportagem publicada no site da Prefeitura à época, o titular da Secretaria de Obras, Constantino Alexandre Vourlis, explicou que essa avenida recebe grande fluxo de água em períodos de chuva. Por isso, disse ele, além das guias de sarjeta, o município também refez a compactação da terra do canteiro central da avenida, uma ação considerada por ele estratégica para o período chuvoso.

PODA
A Prefeitura de Araçatuba esclarece ainda que, como o canteiro central mede 3,60 metros, é possível assegurar que as árvores nele existentes se encontram em espaço adequado para o desenvolvimento.
Conforme a lei municipal 4.783/1996, que regulariza a arborização urbana em Araçatuba, em canteiros centrais de avenidas que tenham largura igual ou superior a 3,50 metros, poderão ser plantadas árvores de pequeno, médio e grande portes, cujas copas não interfiram no tráfego de veículos.

Comment here