Araçatuba

Semana contra o Aedes mobilizou setor público e iniciativa privada

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) realizou a Semana de mobilização Todos Contra o Aedes, através do Núcleo de Informação Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Araçatuba.
De 11 a 15 de fevereiro, nos períodos de manhã e tarde, foram desenvolvidas ações que atingiram estudantes e profissionais da saúde e de diversos setores empresariais, escolares e de atendimento ao público em geral, com atividades e informação sensibilizadora, educativa e de capacitação para prevenção e combate à proliferação do mosquito transmissor de dengue, febre amarela, chikungunya e zika e a acidentes com escorpiões.
Foram realizadas exposições visuais e dialogadas sobre arboviroses e escorpião, capacitações sobre arboviroses, montagem de estande com exposição visual e dialogada sobre arboviroses, escorpião e leishmaniose e dramatizações. Aos profissionais do CCZ foram dedicadas capacitações e os mesmos realizaram arrastão, controle de criadouros e nebulização em casos positivos.
Com cerca de 30 pessoas a cada atividade, além do próprio Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Araçatuba, receberam as atividades a empresa Zanardo, o Hipermercado Amigão, o supermercado Rondon da Cobrac, o Poupatempo, a Etec Araçatuba, a Farmácia Manipulis e alunos e profissionais das Emebs Hermelinda Geralda da Silva Soga, Maria de Freitas Carli e Anna dos Santos Barros.
Alexandre Cândido Alves, diretor de Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária de Araçatuba, explica que as ações da Semana abordaram as áreas problemáticas da cidade em que o LIRAa apontou necessidades diferenciadas. “Fizemos também controle de criadouros, com cerca de 80 agentes nas ruas, que além de eliminá-los, levaram orientação aos moradores e já ajudam a retirar materiais inservíveis dos locais, que foram recolhidos por um caminhão em toda a área trabalhada”.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Comment here