Home Cidades Araçatuba ABQM confirma investimentos no recinto de exposições

ABQM confirma investimentos no recinto de exposições

6 tempo de leitura
0
0
110

No ano passado o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, conseguiu a doação ao município, pelo governo do Estado, de toda a área onde estão o Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, o o sítio escola e o Parque da Fazenda, onde está instalada a Secretaria do Meio Ambiente. Posteriormente, com aprovação da Câmara, Dilador cedeu ao Sindicato Rural da Alta Noroeste para gestão e promoção de eventos ligados à atividade agropecuária, uma área de 23 alqueies. Isso viabilizou acordo com a A sociação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Nesta segunda-feira (4), foi apresentado o contrato assinado entre o sindicato e a ABQM, que trará a Araçatuba três eventos anuais. Inicialmente o compromisso é por 10 anos. Nesta semana será iniciado o trabalho para construção de três pistas cobertas.
Devido à importância do acordo, estão previstos até 15 milhões de investimentos no local. Tudo será feito pelo setor privado por meio de parcerias.
De acordo com o presidente do Conselho Administrativo da ABQM, Ricardo Pulzatto, serão construídas três pistas cobertas de provas de 6 mil m² cada, mais de 2.500 baias para acomodação dos animais, contando com o amplo espaço do recinto para acolher média de 400 caminhões e 400 trailers de competidores vindos de 20 estados.
“Araçatuba é uma região de destaque no agronegócio e muito bem localizada nacionalmente, além de ter em seu raio de 600 km, mais de 90% dos competidores. ABQM tem 108 mil proprietários, 34 mil criadores, maior associação da America Latina. Em abril temos o congresso, com 19 modalidades de pista, o campeonato nacional em julho, maior na América Latina e segundo no mundo em quantidade de animais, e o Potro do Futuro, em outubro. São em torno de 7 mil inscrições por evento, 2.500 cavalos, 800 veículos, para confraternizar, fazer negócios e viver a filosofia da família Quarto de Milha. Em 1985, participei de campeonato em Araçatuba. A batalha pra executar esse projeto, em 4 ou 5 meses, não é fácil. A associação tem um enorme prazer e acreditamos muito nessa parceria de sucesso”, projeta Pulzatto.
Segundo Arnaldo Vieira Filho, assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, toda a área será beneficiada, sem custo algum para a Prefeitura. “Estamos fazendo o máster plan, um planejamento par ao recinto inteiro, como um todo, como um patrimônio do município”, disse.
O prefeito Dilador Borges vê o momento como a transformação de Araçatuba em vitrine do desenvolvimento na região. “Tudo que se agrega ao município é positivo. Gastronomia, hotelaria, comercio, shoppings, em dez dias de evento, mão-de-obra local e renda para o município. Além da grandeza dos eventos, muitos empresários são simpatizantes e amantes dos animais, bem estruturados, que vem a nossa região e podem se encantar, porque temos uma infraestrutura muito grande; somos ricos em água, rodovias sendo duplicadas, aeroporto internacional, ferrovia, gasoduto, muitas coisas atraentes para quem gosta de investir e ganhar dinheiro. Nossa região é de oportunidades, estamos preparando Araçatuba para isso, melhorando nossa mobilidade, abrindo avenidas, melhorando a pavimentação asfáltica e acessibilidade, para chamar atenção e fazer de Araçatuba referência de novo”.

EVENTOS
Tradicionalmente são realizados três eventos nacionais por ano. Este ano, excepcionalmente, serão realizados dois. O Campeonato Nacional, em julho e o Potro do Futuro, em outubro.

DA REDAÇÃO
ARAÇATUBA

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…